Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > 72 novos alunos ingressam nos programas de pós-graduação do campus

72 novos alunos ingressam nos programas de pós-graduação do campus

Publicado: Quarta, 26 de Mai de 2021, 07h49 | Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 14h31 | Acessos: 589

A aula inaugural do grupo de ingressantes contou com a participação do reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro.

imagem sem descrição.

Para viabilizar a participação de todos na plataforma online, o grupo foi dividido em dois: ingressantes em mestrados e doutorado acadêmicos (mestrado e doutorado em Ciências Agrárias/Agronomia, mestrado em Agroquímica, em Biodiversidade e Conservação e em Zootecnia)  e ingressantes em  mestrados profissionais (em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, em  Bioenergia e Grãos e em Tecnologia de Alimentos),

Na ocasião, os novos pós-graduandos tiveram a oportunidade de conhecer o reitor do IF Goiano, dirigentes do campus e os coordenadores de cada programa, além de  serem informados sobre as diretrizes norteadoras de todo o percurso acadêmico, incluindo as exigências dos protocolos da instituição e das agências de fomento.

Aos alunos recém-chegados, professor Elias falou do cenário atual da Educação pública ano Brasil, que, sofre com as dificuldades ocasionadas pela pandemia - que exige distanciamento social -, e com a falta de destinação de recursos para manutenção das atividades. Ainda assim, é otimista e sugere a todos para fazer do momento algo diferente que possa trazer benefícios para a sociedade como um todo. “Apesar do atual cenário, nós reconhecemos a importância desta instituição para a sociedade nos seus arranjos produtivos locais”, destacou.

Também presente na aula inaugural, o pró-reitor e pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa, aproveitou para falar dos índices de excelência da Instituição, que a coloca entre as melhores do país, e pediu a todos muito empenho para que os programas alcancem índices ainda mais elevados. O pró-reitor disse ainda que nos próximos dias será lançado um edital para submissão de projetos que receberão recursos para o desenvolvimento das ações de pesquisa.

Os novos alunos dos cursos de mestrados e doutorado também conheceram o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, um dos responsáveis pela implantação dos cursos de pós-graduação no campus, quando este estava na transição de Centro Federal de Educação Tecnológica para Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Professor Fabiano é egresso do campus e um grande incentivador da pesquisa e inovação. “Há 30 anos ingressei nesta unidade,como aluno de um curso técnico, e hoje aqui estou contribuindo com esta instituição que faz a diferença positiva na vida das pessoas”.

O diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Adriano Jakelaitis, ressaltou o comprometimento de todos os professores e técnicos administrativos envolvidos nos programas. “Ingressar em uma instituição deste porte no interior de Goiás é um privilégio de poucos, portanto, façam a diferença. É o que esperamos de todos vocês”, finalizou professor Adriano lembrando que precisam estar sempre atentos às normativas de cada programa.

Conheça os programas oferecidos no Campus Rio Verde:

Mestrado em Agroquímica

Mestrado em Biodiversidade e Conservação