Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Campus Rio Verde já tem seu Cadastro Ambiental Rural
Início do conteúdo da página

Campus Rio Verde já tem seu Cadastro Ambiental Rural

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 16h49 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 19h06 | Acessos: 956

A Instituição foi a primeira entre as unidades dos Institutos Federais do país a protocolar o documento no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SISCAR).

Prof. Charlys Roweder e Leonardo Carvalho da Ambifort
imagem sem descrição.

 O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado  em 2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente e regulamentado em 2014. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, o CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental da propriedade. O documento reúne  relatórios com informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com informações da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

No Campus Rio Verde do IF Goiano todo o levantamento foi feito pela empresa Ambifort, que realizou o trabalho de forma gratuita. A empresa é formada por vários egressos da Instituição, como Leonardo Carvalho e Fernanda Asa.  O documento está sob análise da SISCAR. De acordo com o engenheiro florestal do campus, professor Charlys Roweder, com o CAR o campus pode atuar de forma adequada com base em planejamentos, uma vez que, possui acesso às potencialidades existentes e as fragilidades a serem trabalhadas.

Para o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, os cuidados com o Meio Ambiente estão entre as prioridades  de sua gestão, portanto, tudo que necessitar fazer para se adequar às exigências dos órgãos ambientais será feito. Para o Gerente de Ambiente e Agropecuária, professor Edson Luis Souchie, que também atua no projeto do Jardim Botânico de Rio Verde, O Cadastro Ambiental Rural  é imprescindível para o bom andamento dos trâmites relacionados à consolidação do JBRV. 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página