Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Rural Sustentável aprova proposta de pesquisadores do Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Rural Sustentável aprova proposta de pesquisadores do Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 17h20 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h05 | Acessos: 538

O Projeto Rural Sustentável - Cerrado (PRS - Cerrado) é voltado para estudos e desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção agropecuária com foco na agricultura de baixa emissão de carbono  e inovações tecnológicas e de mercado em áreas do Cerrado. O projeto abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A proposta apresentada pelos professores Ana Paula Gomide e Bruno Couto foi aprovada e poderá ter investimento de até 200 mil reais. 

De acordo com os pesquisadores, a proposta do IF Goiano - Campus Rio Verde consiste na implantação de um Centro de Referência de Biogás e Biofertilizante para Produção Sustentável: Biomassa, Dejetos Animais e Resíduos Agroindustriais.

A ideia é criar um ambiente para obtenção de informações sobre as condições operacionais dos biorreatores já instalados e identificar as propriedades rurais que têm potencial de implantação de biodigestores. Objetiva ainda conhecer os principais gargalos da produção do biogás/biofertilizante, a fim de traçar um plano de ação para sanar problemas comumente identificados visando seu máximo aproveitamento.

O Centro de Referência também pretender atuar na seleção de inóculos/substratos/aditivos que otimizem a produção de biogás e biofertilizantes e na avaliação do potencial do biofertilizante na adubação das principais culturas agronômicas sozinho ou conjugado, visando o uso racional de fertilizantes químicos, além de potencializar a produção de biometano e avaliar suas aplicações. A ideia é desenvolver e implementar tecnologias de produção e aplicação para biogás e biofertilizantes. 

Ainda segundo os pesquisadores, com a execução da proposta será possível gerar resultados contribuindo com o desenvolvimento de processos para o setor agroindustrial. Além do avançar para além das fronteiras do conhecimento relacionadas a área de biogás e biofertilizante, o projeto também promoverá o fortalecimento da parceria entre cooperativas, produtores rurais, setor privado e o IF Goiano, disponibilizando uma estrutura adequada para desenvolvimento de pesquisas aplicadas e inovadoras.

O projeto terá dois anos de duração.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página