Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pesquisadores do IF Goiano estão entre os mais influentes da América Latina e BRICs
Destaque

Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 08h37 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 12h02 | Acessos: 2059

Instituição possui 37 entre os 10 mil cientistas mais influentes segundo World Scientist and University Rankings 2021. Na lista estão 25 pesquisadores do IF Goiano - Campus Rio Verde.

O IF Goiano possui 37 pesquisadores entre os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina e dos BRICS (agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em todas as áreas do conhecimento, segundo World Scientist and University Rankings 2021.

AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas baseados em valores do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Vale lembrar que o índice i10 representa o número de publicações com no mínimo dez citações de um pesquisador. Já o índice h é o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador. Por exemplo, se o índice h de um pesquisador é 50, significa que ele tem pelo menos 50 artigos publicados, cada um deles com pelo menos 50 citações.

Assim, o ranking considerou que o alto número da utilização de artigos como referências para outros autores demonstra o valor e a extensão da contribuição dos pesquisadores do ranking para a comunidade científica. A classificação foi feita a partir de 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia e Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Outros.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan  Costa, um número tão expressivo de pesquisadores do IF Goiano nesse ranking reveste-se de grande significado para o trabalho que a instituição desenvolve por meio da geração de novos conhecimentos através da pesquisa e consequentemente da formação de recursos humanos de excelência em todos os níveis, por meio da verticalização.

"É o resultado de um trabalho institucional que se consolida ano após ano.  É uma resposta às ações instituições, como o investimento na formação científica de estudantes em todos os níveis, em ações de capacitação, investimento na infraestrutura de ensino e pesquisa e do incentivo à publicação científica. A divulgação do ranking neste momento possui um significado muito relevante e chama a atenção para a necessidade da continuidade do investimento em ciência e tecnologia, para a autonomia do país e, sobretudo, superação de crises", completa.

Confira os pesquisadores do IF Goiano que figuram entre os mais influentes do Ranking:

1. Abrãao Tiago Batista Guimarães

36. Polyana Fernandes Pereira- Campus Rio Verde

37. Tânia Maria de Moura

38. Tiago Paim- Campus Rio Verde

Acesse o ranking e confira os pesquisadores de maior destaque

(Republicada com correção de informações)

Diretoria de Comunicação Social / Seção de Comunicação Social e Eventos do Campus Rio Verde