Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Confira a programação do 11º Semapós e 10º CPPG

Confira a programação do 11º Semapós e 10º CPPG

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 15h19 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 19h53 | Acessos: 847

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizará o 11° Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano e 10° Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação no Campus Rio Verde. Os eventos ocorrerão em formato virtual, com atividades realizadas no canal do Youtube do IF Goiano e no Google Meet. Interessados já podem se inscrever.

Os eventos se consolidaram no cenário de atualização acadêmica, administrativa e técnica para gestores e docentes que atuam na pesquisa e pós-graduação como importante contribuição para o diagnóstico, planejamento e melhoria dos indicadores e do desempenho dos programas de pós-graduação das instituições de ensino participantes. O compartilhamento das experiências tem auxiliado os participantes ao correto diagnóstico de problemas nos cursos de pós-graduação e o adequado planejamento de ações para melhoria do desempenho, e ao aumento da produtividade dos pesquisadores.

O objetivo é promover a atualização sobre as regras de avaliação da CAPES nas diferentes áreas em que o IF Goiano oferece ou pretende oferecer cursos de pós-graduação, à luz das avaliações ocorridas na CAPES no quadriênio atual. Além disso, visa contribuir para a melhoria da formação de recursos humanos, bem como, promover a discussão e o compartilhamento de experiências em temas relevantes e fronteiriços para a pesquisa e a pós-graduação e aumentar a eficiência da captação de recursos em agências de fomento para os Programas de Pós-Graduação do IF Goiano.

Inscrições até 09 de novembro.

Clique e faça sua inscrição

Segue a programação:

TERÇA-FEIRA (09/11/2021)

19h – Solenidade de Abertura

19h30 – Palestra de Abertura: Como ser um pesquisador de sucesso no cenário atual da pesquisa e da inovação tecnológica no Brasil.

Palestrante: Maria Zaira Turchi (CNPq)

Moderador: Fabiano Guimarães Silva (IF Goiano)

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=Ud3hnXBVxGE

QUARTA-FEIRA (10/11/2021)

8h - Apresentação da Editora do IF Goiano e lançamento da obra: Plantas Medicinais Manipulação e uso na comunidade Quilombola do Cedro - Mineiros-GO.

9h – Palestra Temática: Parentalidade na Academia: o Movimento Parent in Science.

Palestrante: Fernanda Staniscuaski (UFRGS)

Moderador: Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio (IF Goiano)

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=Xa8jvn2kNew

10h30 - Palestra Temática: O que lhe traz brilho nos olhos? Um despertar para o futuro (Tema central: Empreendedorismo)

Palestrante Genésio Gomes da Cruz Neto (UPE)

Moderador: Josiane Lopes de Medeiros (IF Goiano)

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=8sHZz4OnAZM

Oficinas temáticas (10/11/2021)

‪14h – 15h30

Oficina 1:  Ferramentas importantes para pesquisadores (Scopus, Scimago, JCR,  GoogleScholar, Orcid e Researchgate.

Palestrante: Matias Noll (IF Goiano)

16h – 17h30

Oficina 2: Como elaborar o resumo gráfico (Graphical abstract) para publicação em revistas internacionais?

Palestrante: Thiago Lopes Rocha (UFG)

19h Mesa redonda: Cenários e perspectivas para a pesquisa e a inovação e suas contribuições para o desenvolvimento regional

Participantes: Robson Domingos Vieira (FAPEG) e Denimárcio Borges de Oliveira (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Rio Verde)

Debatedor: Alan Carlos Costa (IF Goiano)