Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > "Como ser um pesquisador de sucesso" foi tema de palestra no 10º CPPG

"Como ser um pesquisador de sucesso" foi tema de palestra no 10º CPPG

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 13h08 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 11h06 | Acessos: 697

O 10º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e 11º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação ocorreram durante esta semana e reuniram importantes pesquisadores do país. A conferência de abertura foi realizada pela diretora de Cooperação Institucional do CNPq, professora Maria Zaira Turchi.

A professora Maria Zaira discorreu sobre o tema "Como ser um pesquisador de sucesso no cenário atual da pesquisa e da inovação tecnológica no Brasil".

Dentre suas explanações destacou o perfil ideal do pesquisador, que precisa atuar juntamente com outros pesquisadores. Segundo ela, a pesquisa deixou de ser um trabalho solitário e, portanto, os grupos de pesquisa e interações com outras áreas são primordiais para a realização de um bom trabalho de pesquisa.

Clique AQUI e assista

Os desafios da mulher na pesquisa também foram discutidos. Fernanda Staniscuaski, fundadora do Movimento Parent in Science - grupo de cientistas engajados na promoção de um ambiente mais justo na academia para cientistas mães e pais -, discorreu sobre a temática "Parentalidade na Academia: o Movimento Parent in Science".

Clique AQUI para assistir (Aos 54'47")

O tema Empreendedorismo também foi destaque. O palestrante, professor Genésio Gomes da Cruz Neto, da Universidade Federal de Pernambuco falou sobre o tema "O que lhe traz brilho nos olhos? Um despertar para o futuro".

Clique AQUI para assistir

Uma mesa redonda com o tema "Cenários e perspectivas para a pesquisa e a inovação e suas contribuições para o desenvolvimento regional" reuniu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira (FAPEG), e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Rio Verde, Denimárcio Borges de Oliveira.

As discussões foram mediadas pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano, professor Alan Carlos Costa.

Clique AQUI para assistir

Na ocasião, a Editora do IF Goiano fez o lançamento da obra: Plantas Medicinais Manipulação e uso na comunidade Quilombola do Cedro - Mineiros-GO. Dentre os autores do livro estão o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, e o professor Kennedy de Araújo Barbosa.

Clique AQUI para assistir.

As oficinas "Ferramentas importantes para pesquisadores (Scopus, Scimago, JCR,  GoogleScholar, Orcid e Researchgate" e "Como elaborar o resumo gráfico (Graphical abstract) para publicação em revistas internacionais?", a primeira, ministrada pelo professor Matias Noll (IF Goiano), e a segunda, pelo professor da UFG, Tiago Lopes Rocha, reuniram estudantes de níveis variados.

Tanto o Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e o Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-graduação do IF Goiano se consolidaram no cenário de atualização acadêmica, administrativa e técnica para gestores e docentes que atuam na pesquisa e pós-graduação como importante contribuição para o diagnóstico, planejamento e melhoria dos indicadores e do desempenho dos programas de pós-graduação das instituições de ensino participantes.

O compartilhamento das experiências tem auxiliado os participantes ao correto diagnóstico de problemas nos cursos de pós-graduação e o adequado planejamento de ações para melhoria do desempenho, e ao aumento da produtividade dos pesquisadores.

Seção de Comunicação Social e Eventos