Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Dia de Campo encerra semana de treinamentos oferecidos pelo Senar

Dia de Campo encerra semana de treinamentos oferecidos pelo Senar

Publicado: Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 14h12 | Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 08h00 | Acessos: 532

Foram mais de 400 participantes no Dia de Campo que apresentou resultados de pesquisas realizadas no Campus Rio Verde. Evento encerrou a 1ª Semana Senar/IF Goiano, experiência inédita em Goiás.

A I Semana Senar / IF Goiano aconteceu entre 14 e 18 de fevereiro. Foi um projeto piloto do Senar realizado juntamente com o IF Goiano – Campus Rio Verde. De acordo com o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, Rio Verde foi o primeiro município a receber um evento nesses moldes. “Foi uma semana intensa com 30 treinamentos oferecidos pelo Senar, especialmente para os estudantes de Ciências Agrárias do IF Goiano”, explicou, salientando que em breve a experiência será estendida para outros municípios.

Presente no Dia de Campo, o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, lembrou do período em que a Instituição precisou suspender as atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19.

Segundo ele, a Instituição não parou graças ao comprometimento de estudantes e servidores que não mediram esforços para que os projetos institucionais continuassem em andamento. Professor Elias também se referiu ao retorno das atividades acadêmicas presenciais, que ocorreu na mesma semana dos treinamentos da Semana Senar/IF Goiano. Sobre o evento, o reitor agradeceu a parceria do Sistema Faeg/Senar que oportuniza que os estudantes da Instituição recebam treinamentos enquanto ainda estão no ambiente acadêmico.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, também ressaltou a importância de parcerias desta natureza, tanto para o ensino, como para a pesquisa e também a extensão, que contribuem para que o aluno seja formado em sua totalidade. “Nossos alunos saem daqui hoje muito maiores do que quando aqui chegaram no início dessa semana”, disse o diretor, fazendo referência ao treinamento que tiveram com instrutores altamente capacitados. Fabiano também destacou o empenho dos pesquisadores que apresentaram resultados de suas pesquisas no Dia de Campo e que atraíram estudantes de todos os níveis de ensino às estações.

Inauguração de laboratório

O Laboratório de Ciências Agrárias foi inaugurado na presença do deputado federal José Mário Schreiner, ele que também é presidente do Sistema Faeg/Senar, contribuiu para a  aquisição de equipamentos para o laboratório, por meio de verba parlamentar.

Em seu discurso, destacou que é imprescindível contribuir para que o conhecimento e a tecnologia chegue a toda a sociedade. O deputado lembrou de sua época como “agricolino”, - assim era eram chamados os alunos de colégios agrícolas do Rio Grande do Sul -, onde estudou. E finalizou dizendo que os jovens precisam investir em capacitação para que se tornarem referência em suas áreas de atuação.

Seção de Comunicação Social e Eventos