Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Último plantio de mudas da temporada tem participação de 1ª turma de Administração

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 09h18 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 14h24 | Acessos: 713

Encerrou no último sábado a temporada 2021/2022 de plantio de mudas nativas do Cerrado no campus. A ação contou com a participação da primeira turma do curso de Bacharelado em Administração.

Os estudantes, que inauguraram o curso de Bacharelado em Administração, ainda têm um ano de estudos pela frente, mas fizeram questão de deixar uma importante marca no campus, participando do reflorestamento de algumas áreas. Eles também se preparam para o processo de reconhecimento do curso que deverá passar por avaliação em breve.

Os estudantes do 6º período estavam acompanhados da professora Franckcione Borges Almeida, que ministra a disciplina "Responsabilidade Social e Meio Ambiente". Além do plantio o grupo recebeu orientações sobre a importância do reflorestamento das áreas do campus, incluindo os arredores de nascentes.

O professor Aurélio Rúbio Vazquez, coordenador da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do IF Goiano, acompanhou o grupo até uma das nascentes mostrando a vegetação do lugar. A proposta é de que todos relatem a experiência vivida por eles.

O grupo da Administração lamentava a falta de experiência em lidar com a terra, mas o suporte estava ao lado, eram alunos de Agronomia que sempre acompanham as ações de plantio no campus.

Os colegas de cursos diferentes se integraram e, ao final, mais de 500 mudas estavam plantadas, sendo 390 delas (todas de ipê roxo) às margens da Rodovia Sul Goiana. Na área próxima à nascente do Setor de Bovinos foram mais 90 mudas. Neste lugar, foram plantadas mudas de jenipapo, caroba, ipê, jatobá, cedro, cega machado, pata de vaca, embaúba, dentre outras.

Os arredores do Laboratório de Reprodução Animal  também ganharam mudas de plantas do Cerrado.

Última temporada de plantio de mudas

Com a aproximação do fim do período chuvoso, o plantio de mudas no campus será suspenso e retomado no mês de outubro. Nesta temporada, foram mais de 2 mil mudas plantadas em áreas diversas, dentre elas, no entorno do Complexo Esportivo, na extensão da Rodovia Sul Goiana (trecho que passa dentro do campus), nos arredores do Laboratório de Silvicultura e Reprodução Animal e próximo à duas nascentes.

De acordo com o diretor-geral, professor Fabiano Guimarães, o reflorestamento, além de favorecer o meio ambiente, ajuda na conservação de áreas de pesquisas de produção de grãos, leite e carne.  O diretor também explicou que algumas áreas de vegetação nativa estão comprometidas com o capim, que na época de estiagem pegam fogo com facilidade. Segundo ele, em breve, será feito um trabalho de roçagem e controle do crescimento do capim nessas áreas.

Embaúba cercada por capim colonial

Participaram da última etapa de plantio de mudas da temporada, alunos do 6º período do curso de Bacharelado em Administração e do Laboratório de Cultura de Tecidos e Vegetais, além de representantes do Centro Acadêmico de Agronomia. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), conduzida pelo professor Aurélio Rúbio, também foi representada, assim como o Jardim Botânico de Rio Verde, que contou com a participação do professor Charlys Roweder.

Seção de Comunicação Social e Eventos