Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > “Caçadores de Bons Exemplos” participam do 2º Workshop de Inovação, Empreendedorismo e Gestão
Início do conteúdo da página

“Caçadores de Bons Exemplos” participam do 2º Workshop de Inovação, Empreendedorismo e Gestão

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 15h20 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 14h47 | Acessos: 479

Evento também contou com a participação de representantes das Empresas Juniores, do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial e da Incubadora de Empresas do IF Goiano.

Com o tema "Fortalecendo a Cultura do Empreendedorismo", o 2º Workshop de Inovação, Empreendedorismo e Gestão foi organizado pela coordenação da Incubadora de Empresas do IF Goiano – Campus Rio Verde e reuniu estudantes do campus e de outras instituições de ensino, como UniRV, FAR e Unibras. A ideia foi de proporcionar um momento de integração com os futuros profissionais, representantes de empresas e com a comunidade, de uma forma geral.

 

O primeiro assunto do workshop foi Empresas Juniores. Wallery Keppk Toledo, aluna do curso de Engenharia Civil e membro da Sustentar Engenharias, falou sobre a criação das EJs no Brasil e sobre a importância delas durante a vida acadêmica. “Ajuda a desenvolver não só competências técnicas, mas também habilidades comportamentais, que nos auxiliam a superar nossas limitações”. Wallery explicou superou sua timidez e o medo de falar em público depois que passou a atuar na EJ.

A futura engenheira civil apresentou representantes de outras empresas juniores do campus.

O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e o Camp Lab foram apresentados por Lorena Carvalho. “Temos boa estrutura, espaços excelentes e profissionais engajados e competentes por trás de todos os projetos. Tudo isso precisa ser aproveitado”, enfatizou. A Incubadora de Empresas do Campus Rio Verde foi mostrada pela professora Sílvia Salustiano. Com vários empreendimentos em processo de pré-incubação e de incubação, já vem apresentado resultados significativos, como aprovação de projetos de startups em editais de apoio à inovação de âmbito nacional. 

Orchids - Tecnologia no cultivo de orquídeas (startup pré-incubada) apresenta produtos no workshop.

 

Caçadores de Bons Exemplos 

Caçadores de Bons Exemplos foi o nome escolhido pelo casal Iara e Eduardo Xavier para definir o que escolheram fazer como missão de vida. O casal conta que tudo começou em 2011 quando resolveu vender o apartamento onde morava para sair pelo mundo em busca pessoas que executam projetos sociais fazendo a diferença em suas comunidades. Desde então, segundo seus cálculos, já percorreram mais de 1 milhão de quilômetros (mais de 20 voltas ao mundo), catalogaram mais de 6.317 projetos por todos estados brasileiros e o Distrito Federal e em 12 países.

A participação de Iara e Eduardo foi muito aguardada pelos presentes, que aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre as ações solidárias do casal. Entre uma pergunta e outra, Iara explicou o que é viver um sonho coletivo, que ela define como sendo possível a partir do momento em que se abre mão do sonho individual. "Em 2010 conhecemos a frase "seja a mudança que você quer ver no mundo", a partir de então resolvemos deixar nossa vida de empresários para trás e saímos em busca de pessoas que mudam a vida para mudar o mundo", explicou.

Iara também definiu solidariedade elencando três tipos de ações solidárias: o assistencialismo, projetos sociais e negócios de impacto social, que envolvem os setores público e privado e a sociedade civil. "Nosso papel é conectar os empresários com aqueles que atuam em ações solidárias", explicou. Como ferramentas que usam, citou uma plataforma virtual e colaborativa para a difusão de suas ações, livros que narram suas experiências, cartilhas, palestras, dentre outros.

 

O casal finalizou as atividades no campus com uma oficina sobre "encontrar do propósito de vida" ministrada junto a um grupo de servidores. Lays Gasparin e Diego Liberato que atuam ao lado de Iara e Eduardo também acompanharam as atividades.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, agradeceu a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Trabalho de Rio Verde, Denimárcio Borges, que sempre prestigia as ações de inovação do IF Goiano, e aproveitou para citar os ambientes de inovação que existem no Instituto, a exemplo da Incubadora de Empresas, Lab Maker, Ceagre e Polo Embrapii - espaços que proporcionam uma formação profissional inovadora e com grande potencial de  competitividade no mercado empregador.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos 

 

Fim do conteúdo da página