Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Mudas de orquídeas são doadas em evento sobre Meio Ambiente

Mudas de orquídeas são doadas em evento sobre Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 14h45 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 10h55 | Acessos: 354

A Semana do Meio Ambiente teve início em Rio Verde com grande evento organizado pela Prefeitura Municipal de Rio Verde, em parceria com o Campus Rio Verde do IF Goiano, a Coop Recicla, GCM, ARPA, AMT, Corpo de Bombeiros e IPARV. Na ocasião, mais de 300 mudas de orquídeas produzidas nos viveiros do campus foram distribuídas.

O Projeto "Rio Verde + Verde: orquídeas nas praças" faz parte das ações do Jardim Botânico de Rio Verde e é  desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Participam do projeto pesquisadores ligados ao Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, que contribuem com todo o processo de produção de mudas.

Esse projeto faz parte das ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente, organizadas por diversas entidades do município, e que tiveram início no último domingo, dia 05.

[Distribuição de mudas]

Esta não é a primeira vez que o projeto "Rio Verde + Verde: orquídeas nas praças" é levado para as ruas do município. Em fevereiro do ano passado diversas mudas de orquídeas nativas do cerrado foram plantadas em palmeiras dos canteiros centrais da Avenida Presidente Vargas.

Participaram dessa ação alunos de vários cursos do IF Goiano - Campus Rio Verde, como, Engenharia Ambiental, Agronomia e pós-graduandos do Programa de Ciências Agrárias/Agronomia.

[Fevereiro/2021]

A iniciativa é acompanhada de perto pelo diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, que também faz parte do grupo de pesquisadores ligados ao projeto. De acordo com o diretor, a Instituição cedeu as instalações para a preparação das mudas e ajudou na orientação de alunos envolvidos nas ações.

Ainda segundo professor Fabiano, além de embelezar a cidade, as plantas atraem polinizadores importantes para espécies produtoras de alimentos e contribuem para a melhoria dos indicadores de qualidade ambiental. Espera-se que no início do próximo ano aconteça a primeira florada e, possivelmente, em quatro anos estejam vistosas o suficiente para encantar os munícipes e visitantes da cidade.

Prof. Fabiano Guimarães ao lado do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rhafael Pereira Barros

Seção de Comunicação Social e Eventos