Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > 7º Circuito Beija-Flor reúne estudantes do ensino fundamental e médio

7º Circuito Beija-Flor reúne estudantes do ensino fundamental e médio

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 13h23 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 13h38 | Acessos: 472

O Circuito Beija-Flor é um projeto institucional vinculado às ações do Jardim Botânico Rio Verde, cujo objetivo é proporcionar a integração família, sociedade e escola numa perspectiva de sensibilização socioambiental e desenvolvimento do conceito de sustentabilidade. A 7ª edição do evento aconteceu nesta terça-feira, 28, e reuniu cerca de 300 estudantes.

As práticas formativas foram desenvolvidas por estudantes dos cursos de licenciatura do campus e programas de pós-graduação, sob a coordenação de professores e pesquisadores ligados diretamente aos cursos.

A dinâmica desta temporada envolveu exposição de equipamentos utilizados nos laboratórios de pesquisa da Instituição e apresentação de projetos que são desenvolvidos nestes laboratórios.

Foram montadas diversas Estações Pedagógicas com temas variados.

Nesta aqui, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Estação Pedagógica Maker, uma mostra de jogos didáticos-pedagógicos.

Temas como reciclagem e compostagem foram apresentados em forma de teatro de fantoche.

Nesse espaço, explicações minuciosas sobre a técnica de compostagem.

Também teve passeio pela trilha ecológica pelo bosque do Jardim Botânico e uma parada para explicações relacionadas à vegetação do lugar.

Neste cantinho no meio do bosque, mais uma pausa para explicações sobre o Jardim Botânico de Rio Verde.

Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de deixar o seu relato da experiência vivida em forma de mensagens escritas.

Essas mensagens serão analisadas por um grupo de pesquisadores que investiga os impactos do Circuito Beija-Flor nos visitantes.

O Circuito Beija-flor é uma ação conjunta do Jardim Botânico, Centro de EducAção Rosa dos Saberes, Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif), Estação LabMaker, Integradi e Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão. Envolve ações para crianças e jovens de diversos níveis e faixas etárias. Nesta edição, as atividades foram preparadas para alunos do ensino básico das redes municipal e estadual, prioritariamente, alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio, com faixa etária acima de 11 anos. Participaram alunos das escolas:

Escola Municipal Professor Luis Alberto Leão

Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto