Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Evento reúne estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao agronegócio

Evento reúne estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao agronegócio

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 16h25 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 16h31 | Acessos: 515

A 3ª edição do Workshop de Inovação, Empreendedorismo e Gestão reuniu na noite da última segunda-feira, dia 04, estudantes de diversas áreas e níveis, pesquisadores e profissionais ligados ao agronegócio. "A Importância do Agro para o Desenvolvimento Regional" foi o tema geral do encontro.

A integração com universidades, instituições de pesquisas, empresas da iniciativa privada e o poder público é proposta da Incubadora de Empresas Mista do IF Goiano - Campus Rio Verde, realizadora do evento. E foi com base nesse princípio que o workshop foi organizado visando a promoção de debates acerca de práticas inovadoras que promovam o desenvolvimento regional, sobretudo, na região sudoeste, que tem vocação econômica pautada no agronegócio.

O evento contou com a participação do diretor-geral da ESALQ - USP, professor Durval Dourado Neto, e do pesquisador da Embrapa, Pedro Abel Vieira Júnior. Eles fazem parte de um grupo de pesquisa que envolve pós-doutorandos do campus que estão desenvolvendo estudos com foco no desenvolvimento regional envolvendo índice de desenvolvimento rural sustentável e índice de transbordamento, o qual é composto por massa salarial e emprego.

Para Durval Dourado, o grande desafio do Brasil é aumentar a produção de alimentos sem promover o desmatamento. Para isso, segundo ele, é necessário investimentos em tecnologias e garantia de acesso a essas tecnologias.

O pesquisador Pedro Abel chama a atenção para o "agroemprego" com vistas à retomada do desenvolvimento do país e ressalta a importância da diversificação na agricultura e investimentos na "economia verde", que em suma, visa aliar o crescimento econômico com inclusão social e preservação do meio ambiente.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, falou da importância da atuação das instituições de ensino e pesquisa dentro desse cenário. Presente no evento, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano, professor Alan Carlos Costa, concordou e acrescentou que as instituições precisam atuar de forma conjunta para o êxito de todas as iniciativas.

A apresentação cultural da noite ficou por conta do Grupo de Catira Viana.

Seção de Comunicação Social e Eventos