Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > PPGEAS chega a 50ª defesa de dissertação

PPGEAS chega a 50ª defesa de dissertação

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 09h58 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 09h47 | Acessos: 535

Dissertação do discente Vitor Alvares foi responsável pela marca, abordando a temática dos agregados reciclados de concreto da Usina de RCC de Rio Verde (Goiás).

A idealização do programa, conforme mencionado pelo diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, na solenidade de abertura da 50° defesa de mestrado do PPGEAS, remonta ao ano de 2012, quando a equipe diretiva do campus juntamente com a PROPPI (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) do IF Goiano, identificaram uma lacuna na oferta de capacitações em nível de pós-graduação para profissionais formados em diferentes áreas da engenharia na região. O processo de estruturação do programa e a caracterização de suas linhas de pesquisa contaram com a participação de diversos docentes e pesquisadores vinculados à Instituição, com destaque para o professor Michell Macedo Alves, considerado um dos idealizadores da proposta que inaugurou um novo segmento de atuação científica e tecnológica para o campus.

Instaurado oficialmente em 2016, o Programa passa a ofertar o mestrado profissionalizante stricto sensu em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, disponibilizando duas linhas de pesquisa: 1) Tecnologia e Ciência dos Materiais e 2) Eficiência Energética e Sustentabilidade. As áreas ofertadas alinham-se às demandas da região, visando o desenvolvimento de pesquisas e projetos que tenham aplicação no mercado e no solucionamento de problemas identificados tanto na comunidade interna (acadêmica) como na externa (sociedade). O aprimoramento profissional e a possibilidade de proporcionar um retorno social são características presentes na trajetória do Programa desde a sua fundação.

No final do mês de agosto,  o Programa atingiu uma nova marca: a 50° defesa de mestrado profissional. O marco representa a intensidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos seis anos, que no início contou com a coordenação do professor João Areis, atual Gerente de Extensão da instituição. O pesquisador esteve presente no momento, juntamente com o professor Fabiano Guimarães, o professor Frederico Loureiro (Gerente de Pesquisa e Inovação) e o professor Édio Damásio, atual coordenador do PPGEAS.

O discente Vitor Alvares foi responsável por defender a 50° dissertação do Programa, intitulada “Agregados reciclados de concreto da Usina de RCC de Rio Verde/Goiás: caracterização e verificação normativa para fins de pavimentação”, com a orientação do professor Philippe Barbosa Silva. A banca foi formada por pesquisadores internos, como o professor Michell Macedo Alves, e teve a participação de um membro externo, o professor Rogério Lemos Ribeiro, vinculado a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Em sua fala na solenidade de abertura, o professor Fabiano frisou a importância destes momentos serem celebrados para demonstrar as conquistas do programa, que com aproximadamente 6 anos de existência, apresenta uma jornada de pesquisas e projetos desenvolvidos por discentes que seguem em busca do aprimoramento teórico e científico mesmo inseridos dentro do mercado de trabalho. O caráter profissional do mestrado é um fator atrativo, destaca o diretor-geral do Campus Rio Verde, envolvendo tanto membros da comunidade acadêmica como profissionais de diferentes áreas que estão inseridos em segmentos da iniciativa privada.

O professor Édio complementa destacando essa relevância e a abrangência de atuação do curso. “É uma marca muito importante para todos, e que merece ser lembrada, pois nestes anos foram capacitados diversos profissionais (engenheiros, químicos, tecnólogos e outros) de Rio Verde, de diversos municípios do sudeste goiano, de outras regiões de Goiás e até de outros estados”, diz o atual coordenador do PPGEAS.

Com o propósito de ir além do campo das pesquisas acadêmicas e a comunidade interna (científica),  professor Édio também abordou a forma como o programa se insere em diferentes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. “O mestrado PPGEAS é profissional e visa, além de atender às demandas do mercado de trabalho, também trazer melhorias para a qualidade de vida da sociedade”, destacou o pesquisador, complementando em seguida, “Várias áreas do conhecimento foram abordadas dentro destas 50 dissertações, destacando trabalhos voltados ao saneamento ambiental, recursos hídricos, energias renováveis, ciência dos materiais, construção civil e outros”.

Mirando os próximos passos do PPGEAS, o coordenador diz que a expectativa é solidificar a atuação e qualidade do programa, visando implantação de um doutorado futuramente.

(Autoria: Ícaro Lunas – Bolsista de Comunicação da DPPGI)

Seção de Comunicação Social e Eventos