Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Professor do câmpus tem artigo publicado em revista internacional

Professor do câmpus tem artigo publicado em revista internacional

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 17h54 | Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2016, 15h51 | Acessos: 2964

O professor Adriano Perin, coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, publica em parceria com o egresso Paulo Roberto Gazolla, artigo na revista Agriculture, Ecosystems and Environment, que tem conceito A1 pelo sistema Qualis/Capes.

O objetivo do pesquisa, que resultou no artigo, foi avaliar o efeito do cultivo de cana-de-açúcar nos compartimentos da matéria orgânica e fósforo orgânico do solo no cerrado goiano. Os resultados mostram benefícios a longo prazo, resultados esses, de acordo com professor Perin, que técnicos e até mesmo a comunidade científica desconheciam, especialmente quando se refere a condições de cerrado.

Para o professor Perin, são resultados de grande impacto, especialmente em relação à sustentabilidade ambiental, já que lavouras de cana-de-açúcar contribuem no sequestro de carbono da atmosfera. O cultivo da cana também aumenta a eficiência da adubação e possibilita uma agricultura mais conservacionista sob o ponto de vista ambiental, de acordo com os estudos.

A pesquisa foi financiada pelo CNPq e Agrisus e fruto da parceria entre o IF Goiano, a UFRRJ e a Universidade de La Coruña, Espanha. Os resultados foram obtidos em áreas de cultivo comercial da usina Decal, nos municípios de Montividiu e Rio Verde.

Os trabalhos envolveram 6 pesquisadores (Celeste Rossi, Marcos Gervasio Pereira, Andrés Calderín Garcia, Ricardo Luiz Louro Berbara, Paulo Roberto Gazolla, Adriano Perin, Antonio Paz González), sendo um deles Paulo Roberto Gazzola, aluno da primeira turma de mestrado em Ciências Agrárias do Câmpus Rio Verde.

Acesse o artigo

(imagem da internet)