Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Primeiro TC do Bacharelado em Administração tem como foco as instituições financeiras

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 10h26 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 12h03 | Acessos: 268

A efetividade do controle interno na gestão do risco operacional de instituições financeiras foi o tema do primeiro trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Administração. A defesa ocorreu na semana passada e reuniu professores e estudantes.

imagem sem descrição.

O discente Fábio Alves Leão foi o primeiro a apresentar defesa de seu trabalho de conclusão do Bacharelado em Administração, curso que passará pelo processo de avaliação para fins de reconhecimento a partir da próxima semana. Orientado pela professora Frankcione Borges de Almeida, o aluno buscou compreender o conceito de instituição financeira no contexto da legislação bancária brasileira, identificando seus principais processos operacionais, os riscos destes processos e seus impactos no negócio, bem como a importância do controle interno como ferramenta gerencial para a mitigação destes riscos operacionais. A intenção foi de demonstrar a efetividade do controle interno para a gestão do risco operacional destas instituições.

Ao longo de seus estudos, o discente observou que as instituições financeiras possuem estruturas de gerenciamento do risco operacional robustas e compatíveis com o modelo de negócio e com a complexidade dos seus processos, produtos e serviços, que são extremamente importantes, necessários e eficientes na mitigação do risco operacional, colocando-as em conformidade com as normas e padrões estabelecidos pelos órgãos regulatórios e para a diminuição das perdas financeiras.

A banca avaliadora foi composta pela professora Sílvia Marques Salustiano e pelo professor Carlos Antônio Sobrinho.

Reconhecimento do curso: para implantar um novo curso, a Instituição recebe uma autorização, no entanto, a continuidade da oferta de vagas a este determinado curso fica condicionada ao processo de reconhecimento, que confere ao curso a legitimidade perante o mercado empregador referente àquela área. O Bacharelado em Administração do Campus Rio Verde foi autorizado em 2018 e está prestes a receber avaliadores para seu processo de reconhecimento. Dentre os critérios avaliados estão o corpo docente e sua titularidade e a matriz curricular do curso. Toda a estrutura que envolve a oferta do curso, como salas de aulas e laboratórios também é observada pelos avaliadores. Após isso, um relatório é emitido constando o índice de qualidade do curso e os pareces sobre eventuais ajustes, caso seja necessário.

Uma comissão foi designada pela direção-geral do Campus Rio Verde e já está atuando em várias frentes visando o reconhecimento. De acordo com o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, o curso tem grandes chances de ser reconhecido com uma boa nota. “Estamos falando de um curso expressivo, dinâmico, com professores de alta titularidade. O bacharelado em Administração possui grande relevância para toda a nossa comunidade. Atualmente, é um dos mais concorridos nos processos seletivos”.

Seção de Comunicação Social e Eventos