Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Abertas inscrições para cadastro e seleção de candidatos à utilização de cães-guia
Início do conteúdo da página
Inclusão

Abertas inscrições para cadastro e seleção de candidatos à utilização de cães-guia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 11h00 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 10h21 | Acessos: 289

Edital é voltado para pessoas cegas ou com baixa visão residentes no estado de Goiás ou Distrito Federal. Inscrições vão até 22 de abril.

Com o objetivo de identificar, cadastrar e selecionar interessados em utilizar cães-guia, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está com edital aberto para formação e instrução de dupla usuário/cão-guia. Interessados devem se inscrever no Cadastro Regional de Deficientes Visuais com Interesse na Utilização de Cães-Guia do IF Goiano - Campus Urutaí até 22 de abril, pela internet (veja link abaixo).

A seleção é direcionada a pessoas cegas ou com baixa visão, residentes no estado de Goiás ou  Distrito Federal. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade mínima de dezoito anos, ou dezesseis anos se emancipado e com capacidade para exercer os atos da vida civil, no momento da apresentação dos documentos. O processo seletivo será realizado em três etapas, sendo todas elas de caráter classificatório e eliminatório:  inscrição no Cadastro Regional, apresentação das informações e documentos via e-mail e entrevista avaliativa.

Após as etapas de seleção, os candidatos aprovados seguem para a fase de formação da dupla. Para tanto, é necessário que permaneçam hospedados no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do IF Goiano – Campus Urutaí por um período de aproximadamente 30 dias. Neste tempo, usuário e cão passarão por diversas atividades de adaptação e compatibilidade.

Em uma segunda etapa, com duração prevista de 15 dias, uma equipe do Centro de Treinamento acompanhará o candidato em sua residência, para o acompanhamento da dupla nos trajetos rotineiros. O objetivo é avaliar e instruir o usuário, visando garantir que ele desenvolva o trabalho com eficiência e segurança. Após esse processo, é realizada a aprovação ou não do candidato para autorização do uso do cão-guia.

Os cães-guia serão ofertados gratuitamente após serem treinados pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do IF Goiano – Campus Urutaí.  A coordenação do Centro ressalta, porém, que não há como garantir um cronograma e quantitativo de cães a serem disponibilizados, pois, para se graduarem como cães-guia, os animais deverão ser aprovados em todos os critérios técnicos de aptidão natural e física. Desde o início do seu funcionamento, em 2018, o Centro já formou 7 duplas em Goiás e Distrito Federal.

Qualidade de vida - A realização de terapias assistivas com utilização de animais como forma de garantir o direito de ir e vir e promover a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência tem crescido no Brasil. Nesse cenário, a utilização de cães-guia, além de garantir a mobilidade e independência do usuário, auxilia também na qualidade de vida e saúde mental do deficiente visual, uma vez que o animal se torna um companheiro para o seu tutor.

 

Clique e acesse o edital

Clique e inscreva-se

 

 Diretoria de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página