Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano tem dois novos programas de pós-graduação aprovados
Início do conteúdo da página
Verticalização

IF Goiano tem dois novos programas de pós-graduação aprovados

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 16h19 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 22h05 | Acessos: 1197

Capes aprova a criação do Mestrado Profissional em Administração e Doutorado em Agroquímica, ambos no Campus Rio Verde. 

O Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC) aprovou a criação de dois novos cursos de pós-graduação stricto sensu no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Em documento divulgado na segunda-feira, 10, foram aprovadas as propostas do Mestrado Profissional em Administração e Doutorado em Agroquímica, ambos do Campus Rio Verde.  De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa, as novas ofertas já disponibilizarão vagas para o processo seletivo 2023/2, que terá edital divulgado ainda no mês de julho. 

O Mestrado Profissional em Administração do IF Goiano será ofertado com duração de 24 meses, com 20 vagas anuais e módulos semestrais de até 18 semanas acadêmicas. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, durante o dia, e aos sábados quando necessário. Para o coordenador do curso, Jean Marc Nacife, a procura por mestrado profissional em Administração é cada vez maior. "Esta oferta possui Excelente inserção dos alunos no mercado de trabalho regional na área de administração com boa remuneração", explica. 

O Mestrado em Administração do IF Goiano é o terceiro curso da área disponível em Goiás e será o primeiro ofertado no interior do estado. A área de Concentração do Mestrado é Gestão Estratégica de Processos Inovadores, com duas linhas de pesquisa: Gestão Estratégica da Inovação e Gestão no Agronegócio. O programa tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teóricos e aplicados em gestão estratégica inovadora, capazes de desenvolver pesquisas e resolver problemas em equipes multidisciplinares. 

Doutorado em Agroquímica - De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agroquímica, Suzana Marcionilio, o novo doutorado do IF Goiano é fruto de dez anos de trabalho do PPgAq. Atualmente o programa é avaliado com conceito 5 na CAPES. "Apenas cinco propostas de doutorado do Brasil foram aprovadas com nota 5 nesta reunião do CTC da Capes e o nosso PPGAq está entre elas", comenta Suzana. 

O PPGAq apresenta uma estrutura curricular voltada para os dois níveis, mestrado e doutorado composta de disciplinas obrigatórias, optativas-eletivas, optativas-livres e atividades de estágio de docência I (mestrado/ doutorado), estágio de docência II (doutorado), e o Trabalho de Conclusão que é a geração de uma dissertação/ tese em Agroquímica. A carga horária mínima para o mestrado são de 24 créditos e 48 créditos para o doutorado, sendo que possa aproveitar até 24 créditos do mestrado em Agroquímica.

Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, a aprovação desses novos cursos é um marco significativo para o IF Goiano, consolidando sua posição como uma Instituição de excelência na formação de profissionais altamente qualificados. "Parabenizamos o IF Goiano -Campus Rio Verde pela conquista da aprovação desses cursos pela CAPES. A partir de agora, estudantes e pesquisadores terão a oportunidade de se aprofundar em suas áreas de interesse, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento da sociedade como um todo", afirma.

Elias destaca ainda que a aprovação desses programas de pós-graduação representa um impulso para a região, promovendo o desenvolvimento local e regional por meio da formação de profissionais altamente capacitados e da geração de conhecimento aplicado. Essas iniciativas também fortalecem a integração entre a academia, as empresas e o setor produtivo, estimulando a inovação e a competitividade.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, são dois novos cursos de grande relevância para Goiás, sobretudo para o interior. "O mestrado profissional em Administração amplia a oportunidade de qualificação e a geração de novos conhecimentos, por meio da pesquisa, numa área de elevada demanda para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais e o desenvolvimento regional. Nesta mesma direção, o doutorado em Agroquímica, consolida a atuação do Programa, que já oferecia o mestrado desde 2013, contribuindo para a qualificação de alto nível de recursos humanos, geração de novos conhecimentos e tecnologias, em temas associados à sustentabilidade agrícola e ambiental, tão urgentes diante da responsabilidade do Brasil frente às questões globais. O doutorado em Agroquímica já nasce com uma nota elevada, sendo um dos apenas cinco cursos no país aprovados com a nota 5, nesta Reunião do CTC da Capes", destaca.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, comemora a chegada desses dois novos cursos e atribui a aprovação desses à excelente estrutura institucional, que inclui professores altamente capacitados e laboratórios com equipamentos de última geração. Para o professor Fabiano, a verticalização do ensino, atribuída às Instituições da Rede Federal de Educação Tecnológica, está cada vez mais robusta no Campus Rio Verde. Com a chegada do doutorado em Agroquímica, agora são duas áreas que ofertam cursos técnicos de nível médio, graduação, mestrado e doutorado em uma mesma unidade. A primeira área contemplada com a verticalização no Campus Rio Verde foi Ciências Agrárias.

Sobre a aprovação do Mestrado Profissional em Administração, o diretor faz questão de mencionar o apoio do Campus Formiga do Instituto Federal de Minas Gerais. Segundo ele, a contribuição do diretor-geral daquela unidade, professor Washington Santos Silva, e do professor Lélis Pedro de Andrade, foram imprescindíveis para a elaboração do projeto que culminou na aprovação do curso para o Campus Rio Verde.

 

Áreas de ensino verticalizado ofertadas no Campus Rio Verde, desde a Educação Básica até a pós-graduação:

Técnico em Agropecuária - Agronomia e Zootecnia - Mestrado em Ciências Agrárias/Agronomia e Mestrado em Zootecnia - Doutorado em Ciências Agrárias

Técnico em Edificações - Engenharia Civil - Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

Técnico em Alimentos - Engenharia de Alimentos - Mestrado em Tecnologia de Alimentos

Técnico em Química - Licenciatura em Química - Mestrado em Agroquímica - Doutorado em Agroquímica

Técnico em Administração - Bacharelado em Administração - Mestrado em Administração

 

Verticalização - Com a aprovação dos novos cursos, o IF Goiano passa a ofertar vagas em  16 cursos de mestrado e doutorado, que integram os 14 Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Instituição.

 

Clique AQUI para conferir a relação dos novos mestrados e doutorados aprovados pela Capes para outras instituições.

 

Leia também:

Verticalização - Estudante conclui doutorado após ter iniciado no ensino técnico no IF Goiano

Servidor conclui doutorado depois de percorrer todos os níveis de ensino oferecidos na Instituição

 

(Republicada com acréscimo de informações)

Diretoria de Comunicação Social

 

 

Fim do conteúdo da página