Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Estudantes e professores do Campus Rio Verde participam do II Encontro de Rede de Empreendedorismo

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 19h34 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 15h40 | Acessos: 357

Evento, que envolveu instituições públicas de ensino do Estado de Goiás e Distrito Federal, aconteceu na cidade de Pirenópolis.

imagem sem descrição.

Além do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), participaram do encontro a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituído Federal Goiás (IFG) e Instituto Federal Brasília (IFB).

Com o tema “Empreender é ousar, arriscar e criar o seu próprio caminho para o sucesso", o encontro contou com apresentações de diversas experiências com startups ligadas à iniciativas das instituições citadas, dentre elas as incubadoras de empresas. Houve também apresentações de cases de inspiração e mostras de ações empreendedoras.

Representantes das instituições envolvidas estiveram presentes no evento que aconteceu na UEG de Pirenópolis, dentre eles, a professora Geísa D'Ávila Ribeiro Boaventura, pró-reitora de Extensão do IF Goiano; o reitor da Universidade Estadual de Goiás e anfitrião do evento, professor Antônio Cruvinel Borges Neto; o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UNB, professor José Ricardo Peixoto, dentre outros. O Campus Rio Verde do IF Goiano foi representado pela diretora de extensão, professora Haihani Silva Passos, e também por professores que atuam em vários cursos da Instituição, que foram acompanhados de estudantes.

De acordo com os organizadores, o evento marca o movimento da Rede de Empreendedorismo nas Instituições Públicas de Educação de Goiás e Distrito Federal. É uma iniciativa que visa estimular uma cultura empreendedora no contexto educacional. “Compreendemos que o empreendedorismo não se restringe apenas ao mundo dos negócios, mas engloba a capacidade de identificar oportunidades, inovar e transformar ideias em soluções concretas para desafios reais”, disse a professora Haihani Passos, uma das coordenadoras do evento.

Experiências de sucesso

Considerada como “case inspiração” a empresa Krilltech, que desenvolve e comercializa nanobiofertilizantes para uso agrícola foi uma das apresentadas. Os produtos são desenvolvidos em parceria com a UnB, Embrapa e outras instituições de pesquisas com objetivo de entregar aos agricultores o que há de mais avançado em nutrição de plantas. A empresa é vencedora de prêmios e internacionais.

A Incubadora do IF Goiano "IF For Business" foi apresentada pelo professor Lauro Büker Neto. Aos presentes, falou das experiências com as startups que são assistidas pela incubadora, que desde 2020 está atuando no Campus Rio Verde.

As Empresas Juniores também tiveram participação no evento. Foram apresentadas experiências de EJs do IFG, UnB e UEG e também do IF Goiano. O Campus Urutaí foi representado pela Itec Empresa Júnior de Engenharia Agrícola e Agrocerrado - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica; a Farming Soluções Agropecuárias representou o Campus Morrinhos; O Campus Posse foi representado pela Pioneiro Consultoria Júnior (Campus Posse); AgrePec - Consultoria e Planejamento Agropecuário representou o Campus Ceres. A Bio Concepts, a Quality - Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química e a Quatro-Flechas – Empresa Júnior da Administração representaram o Campus Rio Verde.

A startup Drones RV do Campus Rio Verde também teve a oportunidade de apresentar suas ações empreendedoras.

Mesa redonda

“Abrindo Portas para o Empreendedorismo: papel da Instituição de Ensino” foi o tema da mesa redonda que teve a participação da professora Geísa D'Ávila Ribeiro Boaventura - Pró-reitora de Extensão do IF Goiano; da professora Sonia Marise, - coordenadora do programa multincubadorada UnB; do professor Claudio Stacheira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG e do professor Adilson Oliveira, representante da pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFB.

Ao final do encontro ficou definido que a terceira edição do evento será realizada no Campus Ceres do IF Goiano.

Foto: Comunicação Social da UEG

Seção de Comunicação Social e Eventos