Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Aula Magna marca o início das atividades do mestrado profissional em Administração

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 10h12 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h19 | Acessos: 365

A aula foi ministrada pelo professor Alcido Elenor Wander, dos Programas de Pós-graduação em Agronegócio da UFG e Desenvolvimento Regional da UNIALFA. A contribuição do Mestrado Profissional para o desenvolvimento regional foi o tema central do evento acadêmico.

Professor Alcido explicou  que um Mestrado Profissional é uma modalidade de pós-graduação oferecida em muitos países, com foco na demanda do mercado de trabalho. A ênfase é na aplicação prática do conhecimento. "A pesquisa é sempre aplicada com vistas a buscar melhorias para a situação real. Aplicar o que já existe e buscar aprimoramentos", disse.

O pesquisador também falou sobre os principais critérios de avaliação do curso pela Capes, dentre eles, o impacto econômico, social e cultural na sociedade. É também avaliada a inserção internacional e a visibilidade das atividades do Programa. "Uma boa avaliação garante a abertura de novas portas", afirmou.

Sobre o Mestrado em Administração do Campus Rio Verde, o professor Alcido reconhece que a área de concentração escolhida foi muito bem pensada para a região e as linhas de pesquisa se complementam, têm conexão entre si. A área de concentração do PPGADM é "Gestão estratégica de processos inovadores" e as linhas de pesquisa são "Estratégia e inovação organizacional" e "Gestão no agronegócio". De acordo com o professor, a região de Rio Verde é pujante no agronegócio, mas é uma área que ainda carece de boa gestão.

Aos ingressantes, professor Alcido deu dicas de como ser um bom pesquisador, trabalhando temas originais, que tenham relevância social, econômica, tecnológica, ambiental e cultural.

O coordenador do curso, professor Jean Marc Nacife, apresentou os alunos ingressantes na primeira turma do Mestrado em Administração.

O pró-reitor de pós-graduação, professor Alan Carlos Costa, também presente na aula inaugural, ressaltou a qualidade do corpo docente do Programa, um grupo de excelência que garante a todos uma jornada acadêmica de sucesso. O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, parabenizou aos alunos pela conquista da vaga no curso e revelou que está em discussão com a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), uma possível parceria para a implantação de um doutorado em Rede.

Seção de Comunicação Social e Eventos