Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano é parceiro na organização de evento nacional de pós-colheita

IF Goiano é parceiro na organização de evento nacional de pós-colheita

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 12h36 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 11h14 | Acessos: 325

A VIII Conferência Brasileira de Pós-Colheita e o V Simpósio Goiano de Pós Colheita de Grãos reuniram em Rio Verde cerca de 40 expositores de várias regiões do Brasil, que apresentaram aos cerca de 600 participantes, soluções para a pós-colheita de grãos brasileira. Foi a primeira vez que os eventos aconteceram em um município da região Centro-Oeste.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral do Campus Rio Verde do IF Goiano, professor Fabiano Guimarães.

Promovidos pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós), em parceria com diversas empresas e instituições, dentre elas, o Instituto Federal Goiano, os eventos envolveram setores da pesquisa e abordaram temas diversos, dentre eles, práticas de armazenagem de grãos, transportes e logística. Os expositores exibiram equipamentos de alta tecnologia, silos, secadores, medidores de classificação de grãos, implementos, insumos e uma variedade de produtos e serviços utilizados no pós-colheita. Diversas palestras e painéis foram conduzidos por pesquisadores de renome na área.

Além do IF Goiano - Campus Rio Verde, a iniciativa da Abrapós contou com a parceria do Sindicato dos Armazéns Gerais de Goiás, da Caramuru Alimentos e da Comigo-Cooperativa Agroindustrial. O coordenador geral da conferência e simpósio, professor Osvaldo Resende (do IF Goiano - Campus Rio Verde), avaliou positivamente os eventos, considerando, sobretudo, o papel de difundir conhecimentos e novas tecnologias. "Os eventos promoveram um debate enriquecedor aproximando os setores que estavam presentes”, destacou o professor.

Os professores Paulo César Correa, da Universidade Federal de Viçosa, e Ednilton Tavares de Andrade, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estiveram entre os palestrantes.

Essa foi a primeira vez que o evento ocorreu em um município da região Centro-Oeste. Todas as outras edições foram realizadas no Sul do país. As atividades ocorreram no Centro Tecnológico Comigo.

Trabalhos Premiados:  os cinco melhores trabalhos apresentados pelos seus pesquisadores foram premiados.

Equipe do trabalho premiado na 1ª colocação.

1º lugar: Classificação dos grãos de soja danificados por percevejo após armazenamento em diferentes temperaturas e embalagens. Autores: Jaqueline Ferreira Vieira Bessa, Osvaldo Resende, Elivânio Santos Rosa, Maria Aparecida da Silva Lopes, Rayr Rodrigues de Lima, José Ronaldo Quirino.

2º lugar: Plataforma digital PIM na gestão do manejo integrado de pragas de armazenamento de grãos e sementes: exemplo de aplicação. Autores: Carolina Parreira Lorini; Thalles Filipin Rigobello; Joany Anthony Simão; Irineu Lorini.

3º lugar: Monitoramento de CO2 associado com a qualidade dos grãos de soja armazenados em diferentes teores de água. Autores: Diene Gonçalves Souza; Osvaldo Resende, Jacson Zuchi; Paulo Victor Alcantara Ferreira, Geraldo Acácio Mabasso; Jaqueline Ferreira Vieira Bessa.

4º lugar: Espectroscopia no Infravermelho Próximo como Método Alternativo para Detecção de Sitophilus zeamais em Milho. Autores: Edislane de Araújo Souza; Maria Lúcia Ferreira Simeone; Marcus Vinicius Rodrigues Matos; Artur de Souza Mamedes; Ezequiel Garcia de Souza; Felipe Machado Trombete, Marco Aurélio Guerra Pimentel.

5º lugar: Os grãos avariados influenciam na qualidade do óleo? Autores: Maria Antônia Fagundes de Leon; Lázaro da Costa Corrêa Cañizares; Silvia Naiane Jappe; Brenda Dannenberg Kaster; Betina Bueno Peres; Silvia Rivero Meza; Maurício de Oliveira.

Sobre a Abrapós - Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os profissionais do setor.

Seção de Comunicação Social e Eventos com informações e fotos da Abrapós