Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Estudantes de Bacharelado em Administração conquistam nota 4 no Enade/22

Estudantes de Bacharelado em Administração conquistam nota 4 no Enade/22

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 16h55 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 12h01 | Acessos: 366

É a maior nota conquistada por estudantes de cursos de Bacharelado em Administração entre as instituições de Ensino Superior do Sudoeste Goiano. As notas vão de 1 a 5, sendo que os conceitos 4 e 5 atestam a qualidade do curso.

Com a nota alcançada pelos estudantes do Campus Rio Verde do IF Goiano, fica comprovada a qualidade do curso que a Instituição oferece. De acordo com o diretor de ensino, professor Fábio Dyszy, essa nota impulsiona o Conceito Preliminar de Curso, um indicativo de qualidade do MEC.

O Exame de 2022 avaliou 38 estudantes do Campus Rio Verde que estavam concluindo o curso. Para a atual coordenadora do Bacharelado em Administração, professora Cássia Arantes, a boa nota fala muito sobre o empenho e dedicação dos alunos durante toda a trajetória acadêmica, e também sobre o compromisso de todos os professores que estão preocupados em proporcionar formação de excelência, sólida e emancipadora.

A professora do curso e coordenadora do Técnico em Administração, professora Frankcione Borges, também atribui o bom desempenho dos alunos no Enade 2022 ao esforço deles mesmos e dos professores que os acompanham. "Parabenizo a todos pelo desempenho individual e coletivo. A nota 4 é motivo de orgulho para todos", finaliza.

Egresso Fábio Leão durante defesa de seu Trabalho de Curso em novembro/2022

Fábio Leão é egresso da primeira turma do curso de Bacharelado em Administração. Segundo ele, o bom conceito no ENADE é o resultado do trabalho conjunto dos docentes ao longo do curso, do apoio da coordenação, da equipe pedagógica e da estrutura da Instituição. O ex-aluno também cita a importância da conscientização dos discentes que vão fazer a prova, e o empenho em aplicar os conhecimentos que foram aprendidos ao longo do curso. "No momento da prova, cada aluno representa o trabalho realizado pela instituição de ensino, em prol do curso superior que está sendo avaliado. A boa nota no ENADE mostra a importância desta Instituição pública de ensino em nosso município, que oferece cursos superiores de qualidade, que vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho".

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. Além do Enade, os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional (interna e externa) constituem o tripé avaliativo do Sinaes.

Ao serem apresentados de forma reunida, os resultados desses componentes avaliativos permitem que sejam conhecidos em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil. Como componente do Sinaes, o Enade constitui um referencial importante para a compreensão da qualidade da educação superior brasileira, considerando-se que seus resultados podem contribuir para promover melhorias, bem como para definir estratégias e ações institucionais, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento dos cursos superiores.

A partir dessa premissa, os resultados do Enade/2022 da área de Administração constituem, em seu conjunto, um indicativo da potencialidade da correlação entre indicadores quantitativos e qualitativos das características desejadas e a formação do perfil profissional pretendido, além da mensuração de natureza quantitativa decorrente do desempenho dos estudantes na prova.

O Enade configura-se como componente curricular obrigatório, de maneira que a regularidade do estudante, ao realizá-lo, é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Esta edição do exame foi aplicada, no dia 27 de novembro de 2022.  Para o levantamento das características dos estudantes de Administração que participaram do Enade/2022, o universo foi constituído por 82.817 inscritos que compareceram à prova.

O Bacharelado em Administração do Campus Rio Verde foi autorizado em 2018 e reconhecido por avaliadores do MEC no final de 2022. Para seu processo de reconhecimento, diversos critérios foram analisados, como, o corpo docente e sua titularidade e a matriz curricular do curso. Toda a estrutura que envolve a oferta do curso, como salas de aulas e laboratórios também foi observada pelos avaliadores. De acordo com o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, o curso está se tornando um dos mais expressivos da Instituição.  “Estamos falando de um curso dinâmico, com professores de alta titularidade e, atualmente, um dos mais concorridos nos processos seletivos. É um curso de grande relevância para toda a nossa comunidade", enfatiza.

No Campus Rio Verde a área de Administração é contemplada com oferta de Curso Técnico de Nível Médio, Bacharelado e Mestrado Profissional em Administração.

Confira: RELATÓRIO SÍNTESE DE ÁREA ADMINISTRAÇÃO

Seção de Comunicação Social e Eventos com informações do INEP/MEC