Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Atividade do Residência Pedagógica reúne estudantes do Ensino Médio no campus

Atividade do Residência Pedagógica reúne estudantes do Ensino Médio no campus

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 11h16 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h40 | Acessos: 538

Estudantes da Escola Estadual Filhinho Portilho estiveram nas dependências do Campus Rio Verde participando de práticas educativas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

A atividade é parte do projeto de integração do Programa de Residência Pedagógica que desenvolve práticas como componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Participaram das ações alunos dos terceiros períodos da Educação de Jovens e Adultos – Terceira Etapa (Ensino Médio 1º ao 3º). No campus, os estudantes tiveram a oportunidade de  conhecer laboratórios diversos, dentre eles, o Lab Maker e os laboratórios de microscopia e de materiais e eletroanalítica.

As Práticas como Componente Curricular, presentes em todos os cursos de Licenciatura, têm como principal objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a realidade da prática educativa antes mesmo de se tornarem profissionais da educação.

No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, as PCCs são distribuídas entre as disciplinas que compõem sua matriz curricular, como a disciplina de Zoologia de Invertebrados I, que estuda o Reino Protista, também abordado no Ensino Médio. Como forma de integrar a residência pedagógica desenvolvida no Colégio Estadual Filhinho Portilho, e a PCC desta disciplina, foi realizada uma aula prática do Laboratório de Microscopia, conduzida pelos alunos Gabriel Assis (residente do colégio), Ana Clara Barbosa, Julia Maria Borges, Juliana Santos e Thami Messerchimidt, sob a supervisão do professor Fernando Farache.

Durante visita ao campus, os alunos concluintes do Ensino Médio, que planejam ingressar em cursos de graduação no próximo ano, aproveitaram para conhecer outras atividades desenvolvidas em laboratórios, como as técnicas de modelagem e impressão 3D no LabMaker e suas aplicações em diversos campos, como, educação, alimentação, saúde e construção civil. No Laboratório de Materiais e Eletroanalítica, os estudantes conheceram os equipamentos e pesquisas que lá são desenvolvidas.

A ação foi organizada pelo Subprojeto de Biologia do PRP, coordenado pelas professoras Lia Raquel de Souza Santos e Patrícia Gouvea Nunes, em parceria com o Subprojeto de Química, que é coordenado pelos professores Tiago Clarimundo Ramos e Celso Martins Belisário.

Colaborou: equipe do Programa Residência Pedagógica

Seção de Comunicação Social e Eventos