Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Diretor-geral do Campus Rio Verde é reconduzido ao cargo

Diretor-geral do Campus Rio Verde é reconduzido ao cargo

Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 20h11 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 18h56 | Acessos: 488

Durante a solenidade simbólica de recondução do professor Fabiano Guimarães ao cargo de diretor-geral do Campus Rio Verde, os diretores sistêmicos da Instituição foram empossados. A cerimônia foi presidida pelo reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, e acompanhada pelo prefeito municipal, Paulo do Vale.

O ato simbólico reuniu no Auditório Jatobá, estudantes do ensino médio e técnico, de graduação e pós-graduação, além de professores e técnicos administrativos do Campus Rio Verde e de outras unidades do IF Goiano e também da reitoria.

Autoridades políticas, como o deputado Estadual Karlos Cabral, vereadores do município, secretários municipais e representantes de diversas entidades de classe, como Acirv, Coderv e Aprosoja, também fizeram-se presentes, bem como representantes das forças de segurança do município e da região. Amigos e familiares do professor Fabiano também prestigiaram o momento ao lado de seus ex-professores, alguns já aposentados, que o ajudaram a trilhar os caminhos do conhecimento.

Fabiano Guimarães prossegue à frente da Instituição até o ano de 2027, dando continuidade ao seu trabalho como diretor-geral que teve início em 2020. Sua trajetória nesta unidade teve início como aluno do Ensino Médio e Técnico, quando esta era denominada de Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde. Depois de concluir seus estudos no curso Técnico em Agropecuária, ingressou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde concluiu Licenciatura em Ciências Agrícolas.

Na Universidade Federal de Lavras cursou seu mestrado e doutorado. De volta à Instituição, então Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde, atuou como docente efetivo, trabalhando na implantação de cursos de graduação, como Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia de Alimentos, além da transformação do Curso Superior de Tecnologia em Produção Animal para Bacharelado em Zootecnia.

Como diretor de pesquisa e pós-graduação foi um dos responsáveis pela implantação do primeiro mestrado na Instituição – Ciências Agrárias/Agronomia. Foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano, contribuindo para a implantação de outros cursos de pós-graduação não só no Campus Rio Verde, mas também em outras unidades do Instituto. Em 2020 assumiu a direção-geral do Campus Rio Verde depois de ser sido eleito pela maioria dos votantes e agora, prossegue no cargo para seu segundo mandato como diretor-geral da Instituição.

Equipe Diretiva

Depois de reconduzido ao cargo, professor Fabiano empossou sua equipe diretiva, que ficou assim definida:

Diretora de Ensino: professora Lia Raquel de Souza Santos Borges

Diretora de Extensão: professora Haihani Silva Passos

Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: professora Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio

Diretora de Administração e Planejamento - Viviane Purcena de Souza

Gerente de Ensino Médio e Técnico: professor Fábio Henrique Dyszy

Gerente de Graduação: professor Renato Cruvinel de Oliveira

Gerente de Extensão: professor João Areis Ferreira Barbosa Junior

Gerente de Pesquisa: professor Frederico Antônio Loureiro Soares

Gerente de Ambiente e Agropecuária: professor Charlys Roweder

Gerente de Administração e Planejamento: Yara Christina Pereira Martins

Gerente de Gestão de Pessoas: Renata Lima Cardoso

Gerente de Tecnologia de Informação: Eli Medeiros Sousa

Acordo de Cooperação Técnica

A assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde e a Prefeitura Municipal para construção de uma nova via de acesso, objetivando a translocação do tráfego da conhecida “Rodovia Sul Goiana” para a via de ampliação da Rua do Pequi marca, de forma, simbólica, o início das ações da gestão 2024/2027 do professor Fabiano Guimarães.

O acordo prevê uma ação sem custos para o IF Goiano, com disponibilização de servidores e de maquinários necessários para criação de projetos e execução da obra. O termo foi assinado pelo prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; pelo Reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua; e pelo diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães.

Outro termo assinado é referente a implantação de estruturas que caracterizam o Jardim Botânico de Rio Verde (JBRV), incluindo o intercâmbio de servidores e de maquinários necessários para a execução das ações específicas, que incluem planejamento e execução de projetos, atividades e obras relacionadas à estruturação do JBRV, além de sua manutenção e gestão. As ações estão previstas para serem executadas na área do Campus Rio Verde.

Fotos: Ícaro Lunas (bolsista da DPGPI)

Seção de Comunicação Social e Eventos