Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pesquisador moçambicano chega ao Campus Rio Verde para estudos sobre reprodução animal
Início do conteúdo da página

Pesquisador moçambicano chega ao Campus Rio Verde para estudos sobre reprodução animal

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 11h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 18h45 | Acessos: 292

A parceria do IF Goiano com instituição moçambicana evidencia o fortalecimento da cooperação entre países em desenvolvimento que se unem pelos mesmos desafios e experiências. Abílio Changule já percorreu os campi de Ceres e Morrinhos e chegou nesta terça-feira (02) em Rio Verde.

imagem sem descrição.

O pesquisador moçambicano Abílio Changule, mestrando em Reprodução Animal em Moçambique, participa do programa de mobilidade internacional do IF Goiano. Depois de passar pelas unidades de Ceres e Morrinhos, chega ao Campus Rio Verde para dar prosseguimento aos seus estudos direcionados à reprodução animal. Na instituição ele será acompanhado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, professor Tiago Pereira.

A parceria demostra o crescimento da cooperação Sul-Sul, modalidade de cooperação técnica internacional que se dá entre países em desenvolvimento, que compartilham desafios e experiências semelhantes. A vinda do pesquisador ao IF Goiano é fruto do protocolo de intenções realizado entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) em Moçambique, além da articulação da Assessoria Internacional do IF Goiano.

Abílio foi recepcionado pelo diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães e pela diretora de pesquisa, pós-graduação e inovação, professora Suzana Marcionílio. Também presentes, a diretora de administração e planejamento, Viviane Souza, que viabilizou os trâmites administrativos e financeiros para estadia do pesquisador no campus;  o gerente  de pós-graduação, professor Frederico Loureiro; e o coordenador geral da pós-graduação, professor Osvaldo Resende.

No Campus Rio Verde, Abílio encontrou outros dois pesquisadores moçambicanos que já estão em terras goianas trabalhando em suas pesquisas. Joel Nuvunga está sendo acompanhado pelo professor Adriano Carvalho no desenvolvimento de projetos da área de estudos estatísticos e Geraldo Acácio Mabasso, doutorando do Programa de Ciências Agrárias-Agronomia, que é orientado pelo professor Osvaldo Resende.

Abílio tem destacado que o IF Goiano possui os instrumentos necessários que subsidiam sua pesquisa e que está muito agradecido pelo acolhimento por onde tem passado. Ao passar pela reitoria ouviu do reitor, professor Elias de Pádua Monteiro, que "a internacionalização cumpre um papel de formação integral e intercultural. Nesse contexto de parceria com Moçambique, o intuito é reforçar a troca de saberes e a diminuição das desigualdades por meio da inclusão social, abrindo novas oportunidades".

A Assessoria Internacional do IF Goiano atua no sentido de fortalecer as relações existentes entre Moçambique e Brasil, mas também busca explorar novos caminhos de colaboração tanto no ensino, quanto na pesquisa, extensão e inovação. A Assessoria Internacional do Campus Rio Verde é coordenada por Tiago Paim.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página