Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Emendas parlamentares são destinadas para investimentos em laboratórios

Emendas parlamentares são destinadas para investimentos em laboratórios

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 18h52 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 11h59 | Acessos: 214

O Senador da República Vanderlan Cardoso, o Deputado Federal Rubens Otoni e o Deputado Estadual Karlos Cabral destinam juntos 750 mil reais para investimentos em espaços educativos do Campus Rio Verde.

Em visita ao estande do IF Goiano na Tecnoshow, o deputado Karlos Cabral assumiu o compromisso, junto ao diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, de disponibilizar emenda parlamentar a ser investida nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão e, também, no Auditório Jatobá, que é um espaço multifuncional com capacidade para cerca de mil pessoas. No local são sediados eventos acadêmicos, formaturas e atividades culturais. A intenção é adquirir equipamentos audiovisuais e investir em sistemas de som, iluminação e mobiliário.

Na manhã desta sexta-feira, 12, o Senador Vanderlan Cardoso, acompanhado de políticos locais, esteve no campus onde anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 400 mil reais para a construção do Laboratório de Aquicultura, um espaço de formação para estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Segundo a diretora de pós-graduação, pesquisa e inovação, professora Suzana Marcionílio, 44% dos estudantes matriculados em cursos da Instituição, que possuem afinidade com a área, serão impactados com a implantação do laboratório.

Presente no encontro, o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação do IF Goiano, professor Alan Carlos Costa, lembrou que investimentos em laboratórios proporcionam, além de uma formação profissional de alto nível, geram tecnologia e promovem o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento das empresas e geração de empregos. Na ocasião, o professor Adriano Carvalho apresentou um projeto relacionado à produção de peixes, que consiste em desenvolvimento de um software para contagem, peso e rendimento.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, ressaltou o empenho do Senador Vanderlan na promoção de uma Educação de qualidade. Disse também que o parlamentar é um dos grandes apoiadores da emancipação e conquista da autonomia das instituições.

Aos presentes, o Senador Vanderlan falou da importância de investir em instituições que promovem a formação profissional, levando em conta os avanços tecnológicos e a inovação. Citou a inteligência artificial como revolucionária, sobretudo na agricultura e pecuária. A Câmara Municipal de Rio Verde foi representada no encontro pela vereadora Nayara Barcelos.

Outro parlamentar que tem apoiado as unidades do IF Goiano é o Deputado Federal Rubens Otoni. Para reestruturação de ambientes de ensino do Campus Rio Verde, o deputado destinou uma verba de 100 mil reais. De acordo com a diretora de ensino, professora Lia Raquel, o recurso será utilizado para aquisição de televisores para salas de aulas. Os trâmites para aquisição dos aparelhos já estão em andamento.

(Republicada com acréscimo de informações)

Seção de Comunicação Social e Eventos