Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano é destaque na 21ª edição da Tecnoshow Comigo

IF Goiano é destaque na 21ª edição da Tecnoshow Comigo

Publicado: Domingo, 14 de Abril de 2024, 22h06 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 16h22 | Acessos: 295

A maior vitrine tecnológica do agronegócio do Centro-Oeste brasileiro atraiu cerca de 135 mil visitantes entre os dias 8 e 12 de abril.  Parceiro do evento, o IF Goiano esteve presente com um estande que atraiu estudantes e profissionais de vários segmentos.

A 21ª edição da Tecnoshow concentrou 690 expositores dos mais variados segmentos no Centro Tecnológico da Comigo. De acordo com os organizadores, em cinco dias de evento foram movimentados R$ 9.340 bilhões em negócios. O IF Goiano esteve presente com um estande de mais de 300 metros quadrados, onde apresentou parte de seu potencial de formação por meio do ensino, pesquisa e extensão.

O reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, e todos os pró-reitores, estiveram no estande. Ao lado do diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, e de dirigentes de outras unidades, o reitor deu início as atividades, que envolveram dezenas de servidores e alunos do Instituto.

Exposição: a Instituição levou à feira diversos equipamentos utilizados nos laboratórios de pesquisa da Instituição.

Muitos visitantes aproveitaram a oportunidade para participar de experiências monitoradas por pesquisadores.

Nas estações foram apresentados resultados de pesquisas voltadas para o agro e estudos em andamento. Análises realizadas no Laboratórios de Ecofisiologia e Produtividade Vegetal; no Complexo da Cultura de Tecido; no Laboratório de Drones e Agricultura Preditiva; dentre outros.

Empreendedorismo e Inovação: as startups da Incubadora IF For Business apresentaram seus produtos e serviços, dentre elas, a On_Peixe Contador e Secagem Digital.

Essas startups contam com incentivos da Incubadora de Empresas do IF Goiano. São empreendimentos incubados ou pré-incubados que contam com infraestrutura de funcionamento, laboratórios, além de treinamentos na área de gestão.

Tecnologia: uma grande diversidade de produtos originados de estudos e pesquisas realizados por pesquisadores do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial,  Centro de Excelência em Bionsumos e  Polo de Inovação Embrappi atraiu visitantes de todas as idades.

Protótipos de inteligência artificial para diferentes contextos do agro e produtos de automação e mecanização para a agricultura foram alguns dos itens em exposição.

Cursos: os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, ofertados no Campus Rio Verde, foram apresentados pelos professores.

A iniciativa atraiu centenas de estudantes da educação básica que queriam saber mais sobre os cursos. No local, eles tiraram dúvidas sobre processos seletivos, duração do curso, o que se estuda, mercado de trabalho, dentre outros.

A feira também foi um ambiente rico para visitas técnicas. Nossos estudantes, acompanhados de seus professores, conheceram o que existe de mais avançado em tecnologia agrícola e pecuária; atividades da agricultura familiar; ações de desenvolvimento sustentável; e uma infinidade de produtos e serviços voltados para o agro.

O IF Goiano: quem visitou o estande do IF Goiano teve a oportunidade de conhecer um pouco de Instituição Pública há mais de meio século oferece Educação de qualidade no estado de Goiás. Nossas unidades estão localizadas em regiões estratégicas para alcançar populações que estão distantes dos grandes centros. Em Goiânia está a sede da reitoria e nossos campi estão nos municípios de Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Urutaí, Posse, Rio Verde e Trindade.

Nossa missão é promover uma Educação de qualidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão, e consolidar como instituição de referência na promoção do ensino médio e técnico, ensino de graduação e de pós-graduação.

Somos o 2º melhor Instituto Federal do país, título alcançado devido ao nosso comprometimento com uma formação de excelência.

A participação do IF Goiano na Tecnoshow contou com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), entidade que tem contribuído para a difusão do ensino, pesquisa e extensão deste Instituto Federal. A organização ficou por conta de todas as diretorias sistêmicas do Campus Rio Verde. A coordenação geral ficou sob o comando da diretora de extensão, professora Haihani Silva Passos.

Seção de Comunicação Social e Eventos