Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > 2º Workshop Regenera Cerrado reúne cerca de 700 participantes no Auditório Jatobá
Início do conteúdo da página

2º Workshop Regenera Cerrado reúne cerca de 700 participantes no Auditório Jatobá

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 21h23 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 18h40 | Acessos: 316

O encontro faz parte das ações do Projeto Regenera Cerrado, que reúne pesquisadores de 11 instituições com a finalidade de buscar as melhores práticas de agricultura regenerativa para a soja e milho. O IF Goiano é parceiro da iniciativa.

imagem sem descrição.

De acordo com os organizadores, o Regenera Cerrado resulta de uma parceria entre pesquisadores, produtores rurais e empresários do agronegócio, que buscam potencializar a viabilidade econômica por meio de uma produção agrícola regenerativa, com atenção à biodiversidade do ecossistema.

O projeto é financiado pela Cargill, empresa que oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, e executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS). Além do IF Goiano, são parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade de Brasília (UnB), dentre outras. Compreende ainda 12 fazendas situadas no Estado de Goiás. Os estudos são realizados por pesquisadores de diferentes áreas, que vão de estudantes de Iniciação Científica a doutores.

O projeto está no seu segundo ano de execução e segundo Eliane Fontes, pesquisadora da Embrapa, as propriedades que adotam as práticas de agricultura regenerativa estão sendo monitoradas pelos pesquisadores e os resultados já estão surgindo. “O objetivo é validar cientificamente as práticas adotadas e transformar a região em uma referência global de produção de alimento por meio de uma agricultura mais resiliente às mudanças climáticas”, finalizou.

Neste 2º workshop foram apresentados painéis sobre práticas de manejo da agricultura regenerativa e qualidade física, química e biológica do solo; dinâmica das doenças no sistema de produção; controle biológico e biodiversidade; análise dos custos de produção agrícola rentabilidade nos sistemas produtivos regenerativos e tradicionais; dentre outros.

Presente no evento, o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, ressaltou a importância da parceria entre a academia científica e a cadeia produtiva. “As instituições de pesquisa atuam em busca de respostas que podem revolucionar o meio em que vivemos”. Ainda segundo ele, o IF Goiano está sempre atento às demandas locais e com todos os seus esforços voltados para iniciativas que busquem a melhoria social e econômica de quem vive na região.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.