Aprovado doutorado em Biodiversidade e Conservação (PPGBio)
Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBio) oferta curso de mestrado desde 2016 e agora, passará a ofertar também curso de doutorado.
A aprovação preliminar foi divulgada recentemente pela Capes. Após a divulgação do resultado final/definitivo, o curso vai para registro no MEC, e, posteriormente, serão ofertadas vagas por meio de processo seletivo.
O Programa tem por objetivo a qualificação de profissionais com ampla base teórica, senso crítico e capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas da ciência. Estes profissionais podem atuar em atividades diversas, sendo capazes de sugerir soluções em áreas que correlacionem com a sua formação. Sua área de concentração é em Conservação de Recursos Naturais.
“Conservação de Recursos Naturais” compreende estudos relacionados a distintos componentes da biodiversidade, incluindo biologia, história natural, comportamento, ecologia, evolução e conservação de espécies de modo a identificar padrões e processos que permitem a manutenção de tal diversidade no tempo e no espaço, além de bioprospecção de moléculas com aplicação em diversas áreas da sociedade. A linha caracteriza-se pelos aspectos multidisciplinar e interdisciplinar (Ecologia – Taxonomia – Microbiologia – Bioquímica – Química).
O PPGBio é o único programa do IF Goiano pertencente à área de biodiversidade da CAPES e um dos dois vinculados a essa área que está sediado no interior do estado de Goiás. Isso faz com que o Programa tenha um papel importante na formação de profissionais capazes de preencher lacunas técnico-científicas em instituições de ensino superior, uma vez que os egressos poderão assumir disciplinas específicas relacionadas a diferentes aspectos da biodiversidade, que são ofertadas em cursos de graduação, tais como Agronomia, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e outros.
Além disto, os egressos deste Programa, estarão capacitados para a elaboração de projetos de pesquisa abordando diferentes componentes da biodiversidade, em especial do Cerrado, uma vez que produzirão conhecimentos científicos para subsidiar ações de conservação, manejo e uso sustentável.
O corpo docente do PPGBio do IF Goiano - Campus Rio Verde é composto por 14 docentes, dos quais 13 são permanentes (sendo 2 externos à instituição), demonstrando a capacidade de condução do programa sem a dependência de docentes externos ao campus e à instituição.
Atualmente, o Campus Rio Verde do IF Goiano possui os seguintes PPGSS:
1) Administração, em nível de mestrado.
2) Agroquímica (PPGAq), em nível de mestrado e de doutorado.
3) Biodiversidade e Conservação (PPGBio), em nível de mestrado e agora, de DOUTORADO.
4) Bioenergia e Grãos, em nível de mestrado.
5) Biotecnologia e Biodiversidade – nível de doutorado (oferecido por meio da parceria entre o IF Goiano e outras instituições públicas e privadas, tais como UFMS, UFMT, Unemat, UCDB, UFGD, UFG, PUC-Goias e UCB, integrantes da rede Centro-Oeste de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação).
6) Ciências Agrárias - Agronomia (PPGCA - Agro), em nível de mestrado e doutorado.
7) Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, em nível de mestrado.
8) Tecnologia de Alimentos (PPGTA) em nível de mestrado.
9) Zootecnia (PPGZ) em nível de mestrado.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais