Pesquisadores do IF Goiano recebem Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação
Reconhecimento destaca trabalhos que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Um dos homenageados é o professor Marcos de Moraes, que atua no Campus Rio Verde.
Marcos de Moraes, Luiz Mário Lopes e Josef Augusto são os três pesquisadores do IF Goiano que receberam o prêmio Fapeg.
Três pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram premiados na edição 2024 do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação, entregue nesta terça-feira, 6, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A premiação, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), reconhece profissionais cujos trabalhos contribuem para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.
Um dos premiados do IF Goiano foi o professor Marcos de Moraes Sousa, que recebeu o reconhecimento pela pesquisa na área de inovação no setor público, na categoria Pesquisador Destaque. O estudo envolveu os campi Ceres e Rio Verde e contou com a participação de alunos de diferentes níveis de ensino. O professor destaca que a colaboração entre estudantes e grupos de pesquisa foi essencial para o sucesso do projeto. "Estar em um ambiente que incentiva a inovação é um fator fundamental. O IF Goiano tem o diferencial de contar com grupos de pesquisa que envolvem estudantes desde o ensino médio até a pós-graduação, o que enriquece muito o trabalho. Esse prêmio também reconhece os frutos da nossa pesquisa, que pode contribuir para a criação de políticas públicas e para o uso da inteligência artificial na gestão pública municipal", ressaltou Marcos.
Na categoria Pesquisadores Estudantes da Pós-graduação Destaque, o aluno do Mestrado Profissional em Irrigação no Cerrado do Campus Ceres, Josef Augusto Oberdan Souza Silva, foi mais um premiado. Sua pesquisa abordou o uso de inteligência artificial no agronegócio, unindo uma área de grande relevância mundial com um setor estratégico para a economia goiana. O estudo buscou automatizar processos repetitivos no campo por meio de ideias inovadoras, fator que, segundo o pesquisador, foi determinante para a conquista do prêmio. "Esse reconhecimento significa muito para mim. Acredito que a inovação da pesquisa, ao propor a automação de tarefas agrícolas rotineiras, foi essencial para essa conquista. Sou grato aos professores do Campus Ceres, que me orientaram e apoiaram nessa trajetória", destacou Josef. O pesquisador também celebrou sua aprovação no doutorado, onde pretende continuar estudando e aprofundando suas pesquisas na área. Luiz Mário Lopes Cardoso também recebeu prêmio nessa mesma categoria representando o IF Goiano. Ele foi aluno do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Campus Ceres e sua pesquisa premiada é na linha da Educação.
Representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, a professora Márcia de Fázio destacou a presença do instituto na premiação. "Estarmos em todas as edições do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação reflete o comprometimento da Instituição com a pesquisa e a inovação, o trabalho focado e incansável da Pró-Reitoria e a dedicação e excelência dos nossos professores e pesquisadores. Assim, geramos impacto na sociedade, contribuímos para o desenvolvimento regional e cumprimos nossa missão institucional", afirmou.
Durante a cerimônia, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou o compromisso do órgão com iniciativas que impactam diretamente a sociedade. "Nos últimos 20 anos, nosso objetivo tem sido aproximar a ciência da sociedade e promover o desenvolvimento do país por meio do conhecimento e da inovação. Temos intensificado os investimentos e seguimos trabalhando para ampliar as oportunidades de financiamento, fortalecendo a pesquisa e a competitividade", disse o presidente. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve presente no evento e ressaltou o crescimento do Estado na área da ciência e tecnologia. Ele falou sobre a importância de se investir em pesquisadores para substituir os investimentos em tecnologia importada e disse que o objetivo é que Goiás seja fonte de conhecimento para o país e para o mundo.
Sobre o Prêmio - Pela terceira vez, o Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), realiza o Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2024. A premiação homenageia pesquisadores e profissionais de comunicação que têm se destacado em Goiás com trabalhos que contribuem para a geração de conhecimento e desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no estado de Goiás. O Prêmio foi instituído com a proposta de reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores e profissionais que se destacaram em suas trajetórias desenvolvendo pesquisas e projetos científicos, tecnológicos e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado, direta ou indiretamente, o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população de Goiás e do Brasil. O prêmio também reconhece a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído com a difusão destes trabalhos.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais