Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação visita o Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação visita o Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2025, 17h39 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2025, 17h59 | Acessos: 236

O grupo, liderado pelo Secretário Pedro Henrique Araújo, foi recebido pela equipe diretiva do campus e pelo pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação do IF Goiano, e conheceu as potencialidades do ensino, pesquisa, extensão e inovação desta instituição pública.

imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) de Rio Verde foi criada recentemente pelo novo gestor do município, o prefeito Wellington Carrijo. Estimular o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas voltadas para a tecnologia e a inovação do município faz parte dos seus objetivos, que também consiste em fomentar a inovação no setor público, promovendo a educação e capacitação em tecnologia, a fim de garantir a segurança cibernética no âmbito municipal.

Estiveram no Campus Rio Verde o secretário da SMCTI, Pedro Henrique Araújo Cunha; o superintendente de Ciência e Inovação, Roque Tobias de Oliveira Neto; a diretora de Ciência, Inovação e Cidade Inteligente, Patricia Moni de Freitas; e o coordenador do Governo Digital, Samir Campitelli Ibrahim; com a finalidade de conhecer projetos institucionais relacionados à área de atuação da Secretaria.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães Silva, e pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano, professor Alan Carlos Costa. A estrutura de ensino, pesquisa, extensão e inovação foi apresentada pelos diretores de extensão, professora Haihani Silva Passos; pela diretora de pós-graduação, pesquisa e inovação, professora Suzana Marcionílio; e pelo gerente de ensino, professor Fábio Dyszy. Servidores docentes e técnicos administrativos que estão à frente de diversos projetos ligados à tecnologia e inovação fizeram explanação de suas ações.

As lideranças da SMCTI conheceram o Polo de Inovação Embrapii, que atua na área de tecnologias agroindustrias. O Polo foi apresentado pelo diretor, professor Gustavo Castoldi, que falou dos projetos que são desenvolvidos e de possiblidades de ampliação de área de atuação por meio de atividades futuras. 

O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) foi apresentado pelo gestor Leandro Souza. Ele fez uma explanação das ações e projetos que são desenvolvidos no Centro, sobretudo, aqueles ligados ao desenvolvimento de plataformas digitais. Também citou projetos futuros que pretendem impactar vários setores, como, saúde e segurança pública.

A Incubadora de Empresas IF For Business também foi apresentada do encontro.

A professora Sílvia Salustiano, que está à frente da iniciativa, falou sobre as contribuições da incubadora para o desenvolvimento econômico da região. Citou os editais de pré-incubação para acolhimento de startups e da participação e realização de eventos voltados à formação dos empreendedores.

O projeto estrutural do Parque Científico Tecnológico de Rio Verde foi apresentado por Lucilene Bueno, que faz parte da equipe que coordena os trabalhos do Parque. Segundo ela, o IF Goiano transforma grandes desafios em oportunidades, e por isso, está em busca de parcerias para concretizar as ações idealizadas para o complexo.

 

Centro de Pesquisa em Inovação e Inteligência de Negócios Agropecuários (CEINA)

O CEINA tem como objetivo principal oferecer pesquisas organizacionais e suporte ao processo de tomada de decisões e otimizar o desempenho das organizações públicas e privadas do setor agropecuário. Em linhas gerais é um centro de captação de recursos para pesquisas voltadas para o engajamento e capacitação de talentos; processos inovadores e replicáveis; transição para uma economia sustentável; otimização da cadeia de suprimentos; tecnologia e digitalização; e estudos organizacionais.

Dentre os parceiros do CEINA estão a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); o CNPq; a Universidade Federal de Uberlândia; além de instituições internacionais, como, a Universidade São Tomaz de Moçambique; a University for Kent; Flacso Cuba; Universitat Jaume I; Institut Interuniversitari de Desenvolupament Local, da Espanha; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A equipe da  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação conheceu, por meio dos professores Jean Nacife e Ítalo Guimarães, mais detalhes sobre o CEINA, a exemplo do Programa de Pós-graduação em Administração ofertado no Campus Rio Verde que contribui para o desenvolvimento de estudos aplicados à gestão, inovação e competividade, áreas estratégicas do Centro.

O curso atrai estudantes de Rio Verde e de vários outros municípios goianos. Tem como foco a integração entre teoria e prática com o objetivo de preparar profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos do mercado, com ênfase no desenvolvimento de soluções inovadoras que podem ser aplicadas diretamente no ambiente de negócios.

 

Outros projetos apresentados à SMCTI:

Projeto Cidades Inteligentes: ecossistema de inovação e formação acadêmica;

Análise do sistema de transporte público e da segurança do acesso aos parques do município;

Jardim Botânico de Rio Verde, que promove educação ambiental e lazer contemplativo;

Inteligência Artificial, que envolve vários projetos, como, inclusão digital para população vulnerável;

Projeto de gestão de resíduos e coleta seletiva desenvolvido pelo Laboratório de Bionergia, Eficiência Energética e Sustentabilidade;

Cidades sustentáveis e inteligentes.

O grupo conheceu de perto o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, que desenvolve pesquisas, projetos, produtos tecnológicos e aulas aplicadas nas áreas de: biotecnologia vegetal, nutrição mineral de plantas, fisiologia vegetal, metabolismo em genética de biodiversidade, biotecnologia de alimentos e agricultura vertical (cultivo indoor).

Para o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, a aproximação da instituição com o poder público municipal resulta em inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica e, por consequência, para toda a região onde a instituição está inserida.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.