Estrutura de pesquisa e pós-graduação do campus atrai gestores do IFMT
-
Durante a visita, os gestores do Instituto Federal do Mato Grosso, Campus Lucas do Rio Verde; Campus Sorriso; e Campus Cáceres compartilharam experiências e estratégias de captação de recursos e conheceram modelos de projetos inovadores desenvolvidos pelo Instituto Federal Goiano.

Estiveram no Campus Rio Verde, o diretor-geral do Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, professor João Vicente Neto; o diretor-geral do Campus Sorriso, professor Claudir Von Dentz; e o diretor-geral eleito para o Campus Cáceres, professor Reginaldo Antônio Medeiros.
Em dois dias de visita, os gestores conheceram os programas de pós-graduação da unidade de Rio Verde do IF Goiano, que atualmente oferece, 9 cursos de mestrado, 3 cursos de doutorado, além de especialização em bionsumos e formação de professores.
Os ambientes de inovação, como a Incubadora de Empresas IF For Business, que desenvolve projetos voltados para desenvolvimento econômico da região, também foi apresentada, assim como, o Centro de Excelência em Bionsumos (CEBIO), que atua com estudos e práticas voltados à produção sustentável do setor agropecuário.
Os dirigentes conheceram experiências exitosas em captação de recursos por meio de editais, com destaque para as Chamadas da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e CNPq. Eles também tiveram a oportunidade conversar com os técnicos administrativos que atuam na pesquisa e pós-graduação do campus, contribuindo também com a captação de recursos.
Alguns laboratórios de pesquisas foram visitados, como, o Laboratório de Ecofisiologia Vegetal, Laboratório de Sementes, Laboratório de Pós-colheita e o Complexo de Laboratórios de Biotecnologia Vegetal.
Ao todo, o campus tem hoje 104 laboratórios de áreas diversas.
Os diretores do IFMT conheceram o Polo de Inovação Embrappi, que atua na área de desenvolvimento de tecnologias agroindustriais, e o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), que desenvolve diversas as ações e projetos inovadores voltados à cadeia do agronegócio, dentre eles, o desenvolvimento de plataformas digitais.
Para o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, a visita dos dirigentes do Instituto Federal do Mato Grosso, além de ser um importante momento de compartilhamento de experiências, é também uma oportunidade de mostrar todo o esforço empreendido pelo Instituto Federal Goiano no campo da pesquisa e pós-graduação.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais