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Pós-Graduação

IF Goiano se prepara para quadrienal da Capes

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Publicado: Sexta, 07 de Março de 2025, 16h59 | Última atualização em Segunda, 10 de Março de 2025, 08h45 | Acessos: 30

Comunidade acadêmica deve se engajar para sucesso da avaliação dos programas.

Equipe avaliou relatórios em workshop na Reitoria no mês de fevereiro
Equipe avaliou relatórios em workshop na Reitoria no mês de fevereiro

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está se preparando para a próxima avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que deve ocorrer em abril deste ano. A fundação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), coordena o processo com o intuito de conceder e renovar os cursos de pós-graduação, bem como a atribuição dos conceitos de qualidade. 

Essa avaliação é feita com base em indicadores de um determinado período por comissões de cada área do conhecimento – atualmente são 50 ao todo. Os dados, informados por cada Instituição de Ensino Superior (IES), são referentes a ensino e aprendizagem, internacionalização, produção de conhecimento, inovação e transferência de conhecimento, impacto e relevância para a sociedade. A próxima quadrienal vai avaliar dados de 2021 a 2024. 

Os resultados das avaliações são homologados pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) e usados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para decidir quais cursos renovam o reconhecimento (veja gráfico abaixo). Assim, os programas são classificados, em uma escala que varia de 1 a 7. Aqueles com notas 1 e 2 são descredenciados, ou seja, não têm mais autorização do MEC para funcionar. Programas com nota 3 podem funcionar apenas com Mestrado e aqueles com 4 ou mais podem ter Doutorado. Já os programas com notas 6 e 7 são considerados de excelência. 

 

Entenda como se dá a avaliação da quadrienal. Fonte: Capes

 

Atualmente, no âmbito do IF Goiano, a maioria dos cursos de pós-graduação apresenta notas 3 ou 4. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Instituição, Alan Carlos da Costa, considera que houve um bom desempenho na última quadrienal, realizada durante a pandemia. Porém, lembra que, à época, em função da situação de emergência sanitária, a Capes flexibilizou alguns critérios que agora não serão mais considerados. Por isso, “é hora de dividirmos responsabilidades”, justifica. “O sucesso do programa depende muito dos bons indicadores e da consistência do relatório que fizermos”, complementa. 

Com esse propósito, a Pró-Reitoria de Ensino, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) realizou nos dias 25 a 27 de fevereiro um workshop com todos os diretores/gerentes de pesquisa, coordenadores dos cursos de pós-graduação e gestores do Polo de Inovação e Assuntos Internacionais. O objetivo foi reforçar a importância do processo e a necessidade do esforço coletivo. Na ocasião, o grupo avaliou em conjunto os relatórios já preenchidos pelos coordenadores e analisou pontos de discussão, correção e melhoria. 

Os dados foram inseridos no modelo da Capes com base no planejamento estratégico de cada programa, feito em 2021 para o período de quatro anos, correspondente, portanto, ao quadriênio que será avaliado nesse momento. Agora eles farão, também, o planejamento para 2025-2028, a fim de registrar o que será feito para melhorar os atuais indicadores. O envio final das informações de cada programa pelos coordenadores deve ser feito até o dia 24 de março, e a homologação pela Proppi, até 31 de março. A previsão é que a Capes divulgue o resultado da avaliação quadrienal 2021-2024 no dia 29 de maio. 

Papel do estudante - Anualmente, os coordenadores dos programas de pós-graduação importam da Plataforma Lattes e enviam para a Plataforma Sucupira todas as produções acadêmicas e técnicas dos docentes permanentes e colaboradores. A Sucupira é uma ferramenta da Capes disponível na internet que coleta informações dos programas para as avaliações quadrienais e é por isso que os professores orientam – e as vezes insistem – para que os estudantes mantenham seus currículos atualizados. De nada adianta para o programa, por exemplo, que os alunos tenham muitas e ótimas produções se eles não as inserem no Lattes. 

O correto preenchimento e avaliação dos dados está atrelado ao envio em tempo hábil das informações pelos estudantes e professores. O ideal mesmo é que o currículo esteja sempre em dia, mas o recomendável é que isso seja feito, ao menos, durante e até cinco anos após o término da pós-graduação, uma vez que os dados informados hoje serão utilizados pela coordenação do curso numa avaliação futura. Ter um programa bem conceituado é importante não só para a Instituição, mas também para o acadêmico/profissional que conclui seu mestrado/doutorado. “O compromisso por essa qualidade é, portanto, de toda a comunidade acadêmica”, finaliza o pró-reitor do IF Goiano. 

Semapós – A preparação para as quadrienais no IF Goiano, na verdade, vai muito além do preenchimento dos relatórios e produção dos planejamentos. A Instituição realiza, há alguns anos, diversas ações que visam facilitar esse processo de forma constante e atual. Uma delas é a realização anual do Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano (Semapós), evento programado para examinar e discutir os programas de pós-graduação da Instituição.

Durante a história do Instituto, o Semapós tem sido um facilitador para a troca de experiências e conhecimentos entre gestores, professores e alunos. Além disso, apresenta resultados de pesquisas, amplia conhecimentos por meio de palestras e workshops e permite a colaboração dos estudantes em atividades que visam ao desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos programas. Todo esse conjunto de ações e métodos tem contribuído para que o IF Goiano seja referência para a pós-graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sobretudo na região Centro-Oeste.

 

Diretoria de Comunicação Social

Com informações do Boletim de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

 

 

 

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