Internacionalização da pesquisa e pós-graduação é tema de aula inaugural dos PPGSS
Ingressantes e veteranos dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu iniciam oficialmente o semestre letivo participando de aula inaugural ministrada pelo professor do IF Goiano, Matias Noll.

O palestrante, que é pesquisador das áreas de educação, saúde e ensino profissionalizante com ampla experiência na divulgação científica para além das fronteiras nacionais, é um grande incentivador de intercâmbios internacionais. Segundo ele, estudos mostram que tem aumentado o número de produções científicas acerca da internacionalização da pesquisa em nível mundial, no entanto, o Brasil não configura na lista dos 15 primeiros países. A lista é liderada pelos EUA, seguido da Inglaterra.
Professor Matias lembra que o IF Goiano tem atuado fortemente na internacionalização com estudantes estrangeiros matriculados em seus cursos de graduação e pós-graduação e estudantes do IF Goiano estudando em instituições estrangeiras. Ele reforça que as experiências internacionais são primordiais para solidificação dos estudos e que o pesquisador não deve ter o idioma como barreira.
Aos pós-graduandos deu importantes dicas para que tenham sucesso em suas trajetórias como pesquisadores. Falou sobre a importância de participação em grupos de pesquisas para um aprendizado em conjunto, ressaltando que esses grupos são importantes espaços de contribuições mútuas. Ainda segundo o palestrante, a experiência prévia do assunto e a identificação de lacunas do conhecimento devem permear a escolha do tema de pesquisa e alerta para a necessidade de se atentar para suas condições operacionais. O professor reconhece que o percurso é desafiador, por isso, é importante também especial atenção à saúde mental, buscando equilíbrio entre os estudos, atividade física e momentos de lazer.
Solenidade de Abertura
Participaram da aula inaugural, o reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, acompanhado do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa. Aos pós-graduandos, o reitor lembrou que o tempo passa rápido, portanto, é imprescindível que se atentem aos prazos para evitar prejuízos em seus estudos e por consequência, para os programas. Professor Elias espera que as experiências vividas no IF Goiano os levem a percorrer suas trajetórias com êxito.
O pró-reitor, professor Alan Carlos Costa, ressaltou o trabalho de todos os envolvidos nos programas e disse que a Instituição passa por um importante momento de preparação dos seus relatórios para a avaliação quadrienal da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) que deve acontecer em abril deste ano. Os dados informados são utilizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para decidir quais cursos renovam o reconhecimento. Professor Alan também citou a parceria sempre exitosa com as agências de fomento, como a Fapeg, Finep e CNPq.
O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, falou de sua trajetória como estudante e dos desafios que enfrentou buscando cursos de pós-graduação nos grandes centros, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um contexto diferente da realidade atual em que o estudante consegue encontrar bons cursos no interior do estado. Sobre a instituição, lembrou que esta possui excelentes laboratórios com equipamentos de ponta e um corpo docente qualificado e dedicado.
Professora Suzana Marcionílio, que está à frente da diretoria de pós-graduação, pesquisa e inovação do campus, apresentou os coordenadores dos programas e aproveitou para agradecer a todos que atuam nos setores ligados às atividades de pesquisa e pós-graduação.
Atualmente são ofertados no Campus Rio Verde os seguintes cursos de pós-graduação stricto sensu:
Mestrado e Doutorado em Agroquímica
Mestrado e Biodiversidade e Conservação
Mestrado em Zootecnia
Mestrado e Doutorado em Ciências Agrárias e Agronomia
Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade
Mestrado Profissional em Administração
Mestrado Profissional em Bionergia e Grãos
Mestrado em Tecnologia de Alimentos
Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais