Audiência pública em defesa do Programa de Iniciação à Docência
Audiência tem como objetivo debater, junto a parlamentares, gestores, professores e estudantes, caminhos para consolidar o PIBID como política de Estado, garantindo sua continuidade e expansão. Ocorrerá dia 12 de agosto na Assembleia Legislativa de Goiás.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das principais políticas públicas voltadas para a valorização e formação de professores no Brasil. Ele aproxima estudantes das Licenciaturas da realidade das escolas da educação básica, fortalece a integração entre universidades, Institutos Federais e redes de ensino, além de contribuir para a qualidade da Educação e para a integração do tripé ensino, pesquisa e extensão.
Atendendo a uma solicitação dos coordenadores institucionais do PIBID do Estado de Goiás e do ForPIBID da Região Centro-Oeste, com o apoio da Deputada Bia Lima e participação do Vereador Edward Madureira, a audiência pública será realizada no dia 12 de agosto, das 14h às 18h na Assembleia Legislativa de Goiás, com o objetivo debater, junto a parlamentares, gestores, professores e estudantes, caminhos para consolidar o PIBID como política de Estado, garantindo sua continuidade e expansão.
Com o PL 3.970/21 pautado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, existe uma oportunidade histórica para transformar o PIBID em uma política permanente, livre das incertezas de editais e cortes orçamentários.
Sobre o Pibid
O PIBID impacta diretamente a formação de futuros professores, oferecendo vivências práticas e experiências inovadoras em sala de aula;
Fortalece a parceria entre instituições de ensino superior e escolas da rede básica, promovendo troca de saberes e melhoria da qualidade educacional;
Contribui para a produção de conhecimento científico e pedagógico, formando professores pesquisadores comprometidos com a Educação Pública;
Nesse sentido, é importante o movimento coletivo em defesa do Pibid. De acordo com os organizadores da audiência, com diálogo, mobilização e envolvimento social, pode-se conquistar o reconhecimento do PIBID como política pública permanente.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais