Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > NEPEDS cria fluxo de acompanhamento e suporte para pessoas LGBTQIAP+
Início do conteúdo da página

NEPEDS cria fluxo de acompanhamento e suporte para pessoas LGBTQIAP+

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2025, 18h00 | Última atualização em Sexta, 08 de Agosto de 2025, 18h37 | Acessos: 135

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero (NEPEDS) cria fluxo de acompanhamento e suporte para pessoas LGBTQIAP+.

Com o compromisso de promover um ambiente inclusivo, seguro e de respeito à diversidade, o Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde implanta o Fluxo de Acompanhamento em Casos de Necessidade de Suporte da Comunidade LGBTQIAP+. A medida reforça a política institucional de acolhimento e defesa dos direitos humanos, alinhada às diretrizes nacionais de promoção da equidade e combate à discriminação.

O protocolo define de forma clara e objetiva como devem ocorrer o acolhimento, o encaminhamento e o acompanhamento de estudantes, servidores e demais membros da comunidade acadêmica que se identifiquem como LGBTQIAP+ e que estejam em situação de vulnerabilidade ou enfrentando qualquer tipo de violência, preconceito ou discriminação.

O procedimento prevê etapas como:

Escuta inicial qualificada, realizada por servidor(a) capacitado(a) para acolhimento.

Registro seguro e sigiloso da demanda.

Encaminhamento interno para o setor responsável, de acordo com a natureza do caso (assistência estudantil, psicologia, pedagogia, jurídico etc.).

Acompanhamento periódico até a resolução ou estabilização da situação.

Relatório final para fins de melhoria contínua das práticas institucionais.

A criação do fluxo atende à necessidade de formalizar e unificar as ações de suporte, garantindo que nenhum caso fique sem resposta e que a comunidade LGBTQIAP+ tenha a certeza de que encontrará acolhimento e suporte no Campus. “Mais do que um protocolo, este fluxo é um compromisso com a vida e com o direito de todos e todas estudarem e trabalharem em um ambiente livre de preconceito”, afirmou o professor José Henrique Rodrigues Machado, Presidente do NEPEDS/ Rio Verde.

 

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

 

 

 

Fim do conteúdo da página