3º Workshop Regenera Cerrado destacará os resultados de três anos de pesquisas
O que as pesquisas científicas têm revelado sobre as práticas de agricultura regenerativa adotadas em fazendas produtoras de soja e milho, no sudoeste goiano? Este será o foco das discussões do 3º Workshop do Projeto Regenera Cerrado, que acontecerá no dia 14 de agosto, das 8h às 12h, no Campus Rio Verde.
O evento é gratuito e será realizado em formato híbrido. As vagas presenciais já estão esgotadas, mas os interessados podem se inscrever para participação online. Clique AQUI.
De acordo com os organizadores, esta edição marca a conclusão da primeira fase do projeto, com uma retrospectiva dos principais avanços e aprendizados que serão apresentados durante o workshop. A programação inclui uma roda de conversa com pesquisadores e produtores, palestra sobre Agricultura Tropical Regenerativa e o lançamento da nova fase do Regenera Cerrado.
O projeto se prepara para um novo ciclo, consolidando-se como uma referência em inovação e sustentabilidade no Cerrado. Após um período dedicado à pesquisa aplicada e à construção de parcerias com produtores e instituições, o Regenera Cerrado dá início à segunda fase, que chega com uma estrutura mais robusta, voltada à ampliação territorial, digitalização das ações e difusão prática das tecnologias regenerativas em escala.
"O Regenera Cerrado é um projeto inovador e participativo, construído a muitas mãos, a partir da realidade do agricultor que busca produzir alimentos mais saudáveis e de forma mais sustentável", afirma pesquisadora Eliana Fontes, da Embrapa, que coordena as pesquisas do projeto.
Conforme destaca a pesquisadora, o objetivo do projeto é trazer uma contribuição para a segurança alimentar do presente e do futuro, que permita ir além da produção em escala, buscando uma agricultura regenerativa que respeite os ciclos da natureza, valorize o solo como um organismo vivo e construa um legado produtivo e ambiental para as próximas gerações.
"Neste workshop, vamos apresentar os resultados concretos dessa jornada, destacando como as práticas regenerativas contribuem para a melhoria dos sistemas de produção de milho e soja, promovendo saúde do solo e maior resiliência das plantas aos ataques de pragas, doenças e mudanças climáticas, redução no uso de insumos e aumento da produtividade", explica Eliana.
O evento será uma oportunidade valiosa para trocar experiências, consolidar os resultados do projeto e fortalecer uma rede que cresce com o propósito de transformar o presente e o futuro da agricultura no Cerrado.
Sobre o Projeto Regenera Cerrado
O Regenera Cerrado tem como objetivo disseminar técnicas de agricultura regenerativa, respaldadas cientificamente e que sirvam de exemplo escalável de produção de soja e milho para o Brasil e para o mundo. Idealizado no Instituto Fórum do Futuro, em 2022, o projeto conta com o patrocínio da Cargill, execução operacional do Instituto BioSistêmico (IBS) e parceria de nove instituições nacionais, além de 12 fazendas da região do município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.
As instituições parceiras no projeto são: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS); Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES); Instituto Federal Goiano; Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Universidade de Brasília (UnB).
3º Dia de Campo do Projeto Regenera Cerrado
Data: 14/08/25 (quinta-feira)
Hora: 8h às 12h
Local: IF Goiano – Campus Rio Verde
Inscrição Gratuita: https://bit.ly/presencial3work
Seção de Comunicação Social e Eventos
Com informações da equipe de comunicação do Projeto Regenera Cerrado
Redes Sociais