Palestra discute impactos e limites éticos da Inteligência Artificial
"Os desafios da Inteligência Artificial na governança" foi o tema da conferência de abertura do Ceina Conect 2025 proferida pelo doutor em Ciências Sociais, Pedro Correa, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal.
A Inteligência Artificial (IA) tem avançado de forma acelerada, no entanto, traz consigo desafios e dilemas éticos. Esses foram alguns dos pontos abordados na conferência de abertura do Ceina Conect 2025, que reúne o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Inovação e Inteligência de Negócios Agropecuários (SIPINAGRO); o II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Administração (SIPGAdm); e o III Congresso Nacional de Administração, Empreendedorismo e Inovação (CONAEI). Os eventos estão acontecendo no Campus Rio Verde e é organizado pelas áreas de Gestão e Administração.
O palestrante português Pedro Correa discorreu sobre os limites físicos da tecnologia, que envolvem o funcionamento de grandes data centers e seus altos níveis de consumo de energia e água que podem levar a grandes impactos ambientais. Outro ponto debatido foi o direito de escolha das pessoas no uso da IA em áreas como medicina e judiciário. O pesquisador exemplificou que, em breve, um paciente poderá optar por um atendimento tradicional, com maior tempo de espera, ou por um sistema que utiliza IA, que traria mais agilidade. No mesmo sentido, cidadãos poderão decidir se preferem um julgamento convencional ou mediado por IA. Em muitos casos, essa escolha poderá exigir a assinatura de termos de consentimento.
A palestra também chamou atenção para os riscos éticos. Foi citado o caso de Portugal, em que juízes utilizaram IA em um julgamento, mas o processo precisou ser anulado após se descobrir que a tecnologia havia inserido artigos inexistentes na legislação. O episódio ilustra os limites e cuidados necessários na adoção dessa ferramenta.
Ao final, o palestrante reforçou que a IA certamente continuará trazendo avanços, mas será indispensável refletir sobre seus impactos sociais, ambientais e éticos, para que a tecnologia esteja a serviço das pessoas e não o contrário. Segundo ele, a IA segue a mesma curva de evolução de outras tecnologias: um crescimento inicial muito intenso, seguido de uma fase de estabilização.
Ceina Conect 2025
O evento segue com a programação até quinta-feira, dia 28, que consta de sessões de apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência, distribuídos em 12 eixos temáticos, além de oficinas, painéis e mesas-redondas voltadas a temas como inovação, inteligência artificial, gestão pública e privada, sustentabilidade, empreendedorismo e competitividade no agronegócio.

O CEINA CONNECT 2025 está promovendo a integração entre estudantes dos cursos técnicos em Administração e Contabilidade, bacharelado em Administração, tecnólogo em Agronegócio e mestrado profissional em Administração, reforçando a verticalização do ensino na área de Gestão e Administração do Instituto Federal Goiano. De acordo com os organizadores, a articulação entre os diferentes níveis de formação (técnico de nível médio, graduação e pós-graduação) cria um ecossistema educacional único, capaz de impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado de Goiás e do Brasil.
Ainda segundo a comissão organizadora, ao conectar conhecimentos teóricos e práticos, o CEINA CONNECT 2025 visa preparar profissionais qualificados para liderar transformações no agronegócio, desde a aplicação de inteligência artificial na gestão de cadeias produtivas até a criação de modelos sustentáveis e competitivos em escala global. Uma sinergia entre educação, pesquisa e mercado que posiciona Goiás como polo estratégico para inovações no setor agropecuário, contribuindo para a geração de tecnologias adaptadas às demandas locais e nacionais.
Além disso, de acordo com a equipe, a verticalização do ensino fortalece a formação de pesquisadores e gestores capazes de solucionar desafios complexos, alinhando crescimento econômico à sustentabilidade e consolidando o Brasil como referência internacional em agronegócio e gestão inovadora.
Confira a programação completa no site do CEINA CONNECT 2025.
Seção de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais