Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Apresentações de trabalhos movimentam Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página
Eventos Integrados

Apresentações de trabalhos movimentam Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 01 de Outubro de 2025, 17h53 | Última atualização em Sexta, 03 de Outubro de 2025, 17h37 | Acessos: 301

Cerca de mil estudantes apresentam pôsteres, relatos de experiências, resumos e práticas profissionais integradas durante a semana.

Estudante do Campus Campos Belos apresenta pôster de projeto sobre Educação Sexual
Estudante do Campus Campos Belos apresenta pôster de projeto sobre Educação Sexual

Centenas de estudantes apresentaram trabalhos científicos de diversas áreas durante os Eventos Integrados, que seguem até sexta-feira, 3, no Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). São quatro modalidades sendo apresentadas: pôsteres, relatos de experiência, resumo simples e Práticas Profissionais Integradas (PPIs). Mais de mil trabalhos para exposição no evento.

As apresentações se concentram em três locais prioritários. Na Tenda Científica, que fica ao lado do Auditório Jatobá, estão sendo expostos pôsteres e resumos de todos os campi desde segunda-feira, 29, primeiro dia do evento. Os trabalhos são oriundos de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas mais variadas áreas.

Entre os participantes estão Débora Aparecida Alves, 17, aluna do curso técnico em Informática para Internet do campus Campos Belos. A estudante apresentou o trabalho “Sexualidade: qual é a resenha?”, um projeto de Ensino realizado desde 2021 que acolhe discentes para conversas e reflexões sobre Educação Sexual.

A iniciativa é desenvolvida tanto no IF Goiano quanto em escolas de Ensino Médio da região e consiste em reuniões, nas quais uma caixinha é disponibilizada para que todos coloquem suas dúvidas e inquietações anonimamente. “Além de fortalecer vínculos entre estudantes, servidores administrativos e docentes, o projeto permite captar informações sobre o perfil dos estudantes, a fim de servir como base para novas ações”, conta Débora.

Do outro lado da Tenda Científica, Alessandra Mathias, 25, aluna do Mestrado em Ciências Agrárias – Agronomia, apresentou uma revisão bibliográfica sobre o uso do ipê-roxo da copaíba, árvores típicas do Cerrado, no reflorestamento de áreas degradadas. “Estudamos como essas plantas germinam e se multiplicam e os fatores que dificultam esse processo, como as altas temperaturas e a existência de predadores naturais das sementes. Concluímos que ambas têm alto potencial para serem utilizadas no reflorestamento”, explica a mestranda.

Relatos – Assim como Débora e Alessandra, a estudante do curso superior em Administração do Campus Ipameri Heloá Gabriela Costa também apresentou seu trabalho nos Eventos Integrados, contudo na modalidade de Relato de Experiências, que estavam sendo realizados em um bloco de salas de aula do IF Goiano. Heloá trouxe para o evento dados sobre a representação da mulher no “Feminejo”, ou seja, na música sertaneja feita e interpretada por mulheres, fenômeno que se inicia a partir de 2015.

A estudante Heloá Gabrieli, do Campus Ipameri, fez relato de projeto sobre fenômeno do Feminejo.

 

No projeto em que atua como bolsista, Heloá analisou 26 músicas dessa natureza e categorizou-nas conforme os temas que elas traziam. Como resultado, concluiu que o Feminejo tem contribuído para o empoderamento das mulheres, embora as letras ainda trazem muita reprodução do machismo ainda existente na sociedade. “Trazemos uma consciência crítica para as pessoas que escutam essas músicas”, justifica a estudante.

PPIs – Fechando o ciclo de apresentação de trabalhos, no Salão Social do Campus Rio Verde estavam sendo avaliados os projetos integradores, ou seja, que aliam disciplinas do Ensino Médio com as dos cursos técnicos. É o caso do trabalho de Maria Clara Silva da Paixão, 16, aluna do curso técnico em Informática do Campus Trindade. A estudante apresentou um projeto relacionado ao uso consciente das redes sociais por adolescentes, cujo uso desregulado pode fazer com que os jovens fiquem mais irritados, depressivos e afastados.

Estudantes e avaliadores dos PPIs, que foram apresentados no Salão Social do Campus Rio Verde.

 

Depois de assistirem a filmes, séries e fazerem debates sobre o uso das tecnologias, eles produziram conteúdos digitais para uma campanha voltada para o público jovem. O material de conscientização foi utilizado em uma conta no Instagram criada e gerenciada pela turma.

 

Acompanhe os Eventos Integrados pelo Instagram

 

Acesse a página do evento

 

 Comunicação Social - Redação Oficial dos Eventos Integrados

Fim do conteúdo da página