Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Maratona de Inovação traz reflexão sobre atenção e apresenta propostas de negócios
Início do conteúdo da página

Maratona de Inovação traz reflexão sobre atenção e apresenta propostas de negócios

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2025, 17h35 | Última atualização em Segunda, 06 de Outubro de 2025, 08h54 | Acessos: 273

Iniciativa é promovida pela Diretoria de Extensão do Campus Rio Verde e foi integrada aos eventos da semana. Palestra de abertura tratou da atenção no mundo contemporâneo.

imagem sem descrição.

A noite de quarta-feira, 1º, foi marcada pela fase final da 7ª Maratona de Inovação da Diretoria de Extensão do Campus Rio Verde, o Midex, antecedido por uma palestra sobre atenção e inovação. As atividades compuseram os Eventos Integrados do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizados ao longo dessa semana.

A palestra de abertura da noite tinha como título A atenção como inovação: porque o futuro exige foco e foi ministrada por Rodrigo Moraes de Vasconcelos, que é consultor sobre o assunto, especialista em Antropologia, Psicopedagogia e Neurociências. Em sua fala, Rodrigo apresentou uma série de fenômenos que vêm prejudicando a sociabilidade e a produtividade dos indivíduos. Entre eles estão o “brain rot” (podridão cerebral), que é a deterioração mental causada pelo consumo excessivo de conteúdos midiáticos superficiais, e o “doping corporativo”, nome dado ao uso indiscriminado de medicamentos e outras substâncias estimulantes para aumentar a performance no trabalho.

Na visão do palestrante, a questão da atenção é comum entre esses fenômenos. “A atenção é fundamental para aprender coisas novas e executar atividades com eficiência. E por consequência só inovamos se tivermos atenção”, explica. Para melhorar a capacidade de foco e concentração individualmente, Rodrigo apontou alguns caminhos que envolvem o cuidado com o corpo e a mente, como reduzir ingestão de açúcar, fazer exercícios físicos, cultivar o hábito da leitura e reduzir o tempo de telas.

Maratona - Após a palestra, os estudantes finalistas da 7º Midex apresentaram seus pitches, que eram propostas de negócios inovadores. No total, o Midex recebeu 16 equipes de estudantes inscritos, de diversos cursos e níveis de ensino, além de pessoas da comunidade externa. Os pitches foram avaliados por uma banca com experiência em inovação e, ao final, três equipes foram premiadas.

A preparação para esses pitches começou dias antes, em 23 de setembro, quando mentores convidados compartilharam com os estudantes suas experiências nas chamadas trilhas de inovação. “Nesse dia, os mentores abordaram as etapas de ideação, validação, mínimo produto viável e pitch, oferecendo uma visão prática e inspiradora para os estudantes e demais participantes”, contou a diretora de Extensão do Campus Rio Verde, professora Haihani Silva Passos. Além disso, a professora explicou que as equipes aprenderam sobre o Canvas Negócios e sobre a criação de startups.

Haihani afirmou ainda que o evento tem como objetivo promover a educação pela inovação. “O Midex aproxima os estudantes de práticas e ferramentas que estimulam a criatividade, a resolução de problemas e a capacidade de transformar ideias em soluções reais”, disse Haihani. Ela comentou ainda que, nesse processo, diversas habilidades comportamentais são desenvolvidas, como comunicação, trabalho em equipe, resiliência, oratória e liderança. “São competências que fortalecem a formação integral do aluno e o preparam para desafios cada vez mais complexos do mercado e da sociedade”, completou.

O estudante João Vitor Ferreira Martins, do grupo vencedor da maratona, disse que a participação no Midex foi uma atividade da disciplina de Empreendedorismo e que o grupo se engajou na missão de fazer o melhor possível. "Entramos de cabeça para desenvolver algo que fosse rentável, que ajudasse as pessoas e o meio ambiente e que ainda tivesse relação com a nossa formação em Técnico em Química", explicou o aluno. "Foi maravilhoso, cheio de energia e ideias incríveis, muito bem organizado e planejado. Ficamos muito felizes com o reconhecimento e com o apoio a ideias simples, porém cheias de potencial", completou João Vitor.

Equipes vencedoras

Confira as equipes que venceram a 7ª Maratona de Inovação:

1. Chama Áurea Ateliê - produção e venda de velas com design, cor e aroma personalizados e naturais.
Estudantes: João Vitor Ferreira Martins, Maria Victoria Barbosa Ribeiro, Kethruyne Souza Caregnato, Mayra Arantes Cunha, Gislene Supulber dos Santos e Amanda Cândida da Silva (Curso: Técnico em Química).

2. Flip - aplicativo de conexão entre usuários para troca de objetos, a partir de “matches”.
Equipe: Thiago Jose Loures Freitas Marcionilio, Lorrayne Ribeiro Pacheco, Giovanna de Jesus Lima, Samuel Miranda Souza e Beatriz Andrade Santos (Curso: Bacharelado em Administração).

3. BuyBest - aplicativo assistente na pesquisa de preços em supermercados, que utiliza informações compartilhadas por usuários.
Equipe: Joaquim Henrique Oliveira Moreira, Eduardo Oliveira Delgado, Esther Silva dos Santos, Joao Pedro Zarpelon Rodrigues e Rodrigo de Brito Moraes (Curso: Bacharelado em Administração).

 

Acesse o Instagram dos Eventos Integrados e veja a cobertura do evento nas redes

 

Comunicação Social - Redação Oficial dos Eventos Integrados 

 

Fim do conteúdo da página