Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano participa da 5ª Semana Nacional de EPT
Início do conteúdo da página
EPT

IF Goiano participa da 5ª Semana Nacional de EPT

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2025, 12h03 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2025, 16h29 | Acessos: 105

Evento contou com exposição de 28 trabalhos de unidades do Instituto. O Campus Rio Verde apresentou três projetos ligados ao IF Labmaker, vencedor do Prêmio Finep 2025. 5ª SNEPT aconteceu esta semana em Brasília.

Alguns dos trabalhos presentes no stand do IF Goiano na Mostra Tecnológica da 5ª SNEPT
imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 7 e 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento reuniu 63 instituições e 1.434 expositores, com a apresentação de 400 projetos em diferentes áreas da educação profissional e tecnológica.

O IF Goiano esteve presente na Mostra Tecnológica com 28 trabalhos desenvolvidos por estudantes e servidores, que representam o potencial de inovação e o compromisso da Instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico. O Campus Rio Verde participou com o Laboratório de Prototipagem Estação IF Lab Maker, que apresentou o projeto "Formação Inicial em Modelagem e Impressão 3D: aprendizagem baseada em projetos", que sintetiza parte dos princípios maker do laboratório,  que consiste em técnicas de prototipagem usando impressão 3D.

No estande também foi apresentado o projeto "Desenvolvimento de Sensores Eletroquímicos Sustentáveis, que investiga o uso de tecnologia de impressão 3D e o aproveitamento de resíduos agroindustriais, como casca de banana, vagem seca de soja, casca de mandioca, sementes de mamão, entre outros, para a produção de sensores eletroquímicos sustentáveis. Materiais utilizados na construção de eletrodos inovadores, aplicados na quantificação de compostos de interesse, como etanol/metanol em combustíveis ou bebidas, nutrientes em solos agrícolas e amônia em fertilizantes. A pesquisa busca aliar inovação tecnológica e sustentabilidade, promovendo novas alternativas para monitoramento ambiental e controle de qualidade de insumos agrícolas e energéticos.

Também em exposição o projeto “Formação de Professores para a Geração de Processos e Produtos Tecnológicos Educacionais Inovadores”. A iniciativa envolve professores do PIBID e estudantes de licenciaturas em ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas em escolas da rede estadual de Goiás. Articula formação docente, investigação e produção colaborativa de materiais didáticos inovadores, utilizando tecnologias digitais, modelagem 3D e cultura maker.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, participar da Semana é uma oportunidade importante de integração para os estudantes. Segundo ele, o evento amplia as conexões dentro da própria Instituição e possibilita o contato com projetos e tecnologias desenvolvidos em outras redes de ensino. “Aqui eles conseguem posicionar tanto o que estamos fazendo em relação ao cenário nacional, quanto levar para suas unidades novas ideias, novas expectativas e assim melhorar seus projetos de maneira geral”, explica.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos com informações da Diretora de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página