Oficina “Descomplicando o Currículo Lattes” reúne pesquisadores de diversas áreas
A Comissão de Bolsistas de Produtividade do CNPq promoveu a oficina “Descomplicando o Currículo Lattes”, que contou com a participação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
A comissão reúne cerca de 23 bolsistas de produtividade e, para esta primeira edição da atividade, o convidado foi o professor Thiago Rocha, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele é coordenador do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 2).
Voltada a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos envolvidos com pesquisa, a oficina abordou as potencialidades da Plataforma Lattes e sua relevância para a valorização da ciência no Brasil. Em sua exposição, o professor Thiago Rocha destacou que a plataforma constitui um sistema único de informações, integrando bases de dados de currículos, grupos de pesquisa, instituições e ferramentas de planejamento e gestão.

Segundo ele, o Lattes facilita conexões e colaborações científicas ao possibilitar a divulgação de trabalhos, linhas de pesquisa, atuação profissional, além de favorecer parcerias, consultorias, projetos e a identificação de potenciais orientadores e avaliadores. O palestrante enfatizou ainda que a plataforma contribui para a organização e credibilidade da trajetória acadêmica, sendo requisito essencial em seleções para bolsas, auxílios, concursos públicos e processos seletivos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
A apresentação também destacou a integração do Lattes com outras plataformas, como a Plataforma Sucupira, ORCID e Google Scholar, ampliando sua funcionalidade e visibilidade internacional. Rocha lembrou que vários países reconhecem o Lattes como referência, demonstrando a contribuição do Brasil para a gestão de informação científica.
Criada em agosto de 1999 pelo CNPq, a Plataforma Lattes homenageia o físico brasileiro César Lattes, um dos mais importantes cientistas do país, cuja descoberta do méson pi (píon) e atuação na criação do próprio CNPq foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência brasileira.
Durante a oficina, o professor também apresentou orientações sobre quais informações devem ser incluídas no currículo, ressaltando a importância do registro adequado e da atualização constante dos dados. Ele finalizou a atividade com uma explanação detalhada sobre a página do Lattes e recomendou que os participantes explorem todos os recursos que a plataforma oferece.
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