Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > VI Elped e XI Seminário do Pibid movimentam o Campus Posse
Início do conteúdo da página

VI Elped e XI Seminário do Pibid movimentam o Campus Posse

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2026, 18h05 | Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2026, 16h19 | Acessos: 28

A programação dos eventos integra debates sobre pesquisa, inclusão étnico-racial e os desafios contemporâneos da educação no Brasil.

As licenciaturas e os desafios da formação docente ganham destaque nesta semana no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com a realização do VI Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped) e do XI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os eventos tiveram início na noite de terça-feira, dia 5, no Campus Posse, reunindo estudantes e professores de diversas unidades da instituição.

A palestra de abertura abordou o tema “Para além da norma: formação de professores e os desafios da educação das relações étnico-raciais na prática”, sendo ministrada pela professora Renata Cardoso de Oliveira, do Campus Posse. Em sua fala, a docente apresentou dados de uma pesquisa em desenvolvimento no Campus Januária, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), localizado em uma região com significativa população quilombola - cerca de 15 mil pessoas autodeclaradas, segundo o Censo 2022, ocupando a quarta posição no país.

De acordo com a professora, é urgente trabalhar a identidade racial e o letramento étnico-racial na formação de futuros docentes, uma vez que ainda há um silenciamento em torno dessa pauta, apesar de sua presença cotidiana nas salas de aula. Ela destacou, ainda, a necessidade de que as questões étnico-raciais perpassam todo o currículo escolar, deixando de ocupar um lugar marginal, muitas vezes restrito a disciplinas optativas ou a abordagens pontuais em datas comemorativas.

O VI Elped e o XI Seminário do Pibid seguem com uma programação diversificada, que inclui apresentações de trabalhos e a premiação dos vencedores do concurso Diamantes da Educação.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página