Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Curso Pedagogia da Alternância: 4ª etapa ocorrerá na próxima semana
Início do conteúdo da página

Curso Pedagogia da Alternância: 4ª etapa ocorrerá na próxima semana

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 15h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2016, 16h05 | Acessos: 1691

A atual conjuntura no campo e o tempo/escola da pedagogia da alternância são temas a serem tratados nesta etapa do curso.

 

 

 

 

 

 

As atividades acontecerão na segunda-feira, dia 15, das 14h às 16h, no auditório da DPPG. Os trabalhos serão coordenados por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB) e IF Goiano.

O evento é aberto a toda a comunidade.

Pedagogia da alternância

A Pedagogia de alternância intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo para diminuir a evasão escolar em áreas rurais. A metodologia foi criada por camponeses da França em 1935. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. No Brasil, a iniciativa chegou com uma missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agropecuária. Quando retornam para casa, devem desenvolver projetos e aplicar as técnicas que aprenderam em hortas, pomares e criações. Até 1998, os estudantes que se formavam nessas instituições ainda precisavam prestar um exame supletivo para conseguir o diploma, mas no ano seguinte o regime foi legitimado pelo MEC. Atualmente, existem mais de duzentas escolas em todo país - e índices de evasão baixíssimos. (Fonte: Revista Nova Escola)

 

Assessoria de Comunicação Social

curta nossa fanpage

Fim do conteúdo da página