Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Cadeia produtiva da piscicultura é tema de projeto de pós-doutoramento do IF Goiano

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 18h06 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 19h18 | Acessos: 1554

Parceria entre o Instituto Federal Goiano e Universidade Estadual de Goiás viabiliza o projeto de implantação e manutenção de núcleos de extensão em desenvolvimento territorial em Goiás - Multirerritorial.

imagem sem descrição.

O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial no sudoeste de Goiás tem como foco o desenvolvimento e a implantação de ações de extensão e de pesquisa para a constituição e apoio aos territórios. As ações desenvolvidas nas atividades deste projeto visam consolidar abordagem do desenvolvimento territorial e contribuir com a interligação entre as práticas nas universidades goianas e os territórios rurais já constituídos através dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Como parte das ações teve início o projeto de Pós-doutoramento do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde FOMENTO A CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA, COM ÊNFASE A PRODUÇÃO DE PESCADO EM QUIRINÓPOLIS - GO E NOS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS. de Juliano Piovezan Pereira, orientado pelo professor Alan Carlos Costa e coordenado pelas professoras Haihani Silva Passos (IF Goiano) e  Divina Aparecida Leonel Lunas (UEG).

Para essa finalidade, foi realizada uma reunião na sede da EMATER-Escritório Regional de Quirinópolis. Estiveram presentes o diretor-geral do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha e professor Adriano Carvalho Costa, além dos Representantes da FAQUI – Faculdade de Quirinópolis, Centro Acadêmico de Agronomia da FAQUI, UEG – Universidade Estadual Goiana, EMATER-Escritório Regional de Quirinópolis, o Sr. Gilmar Alves da Silva e o Sr. Antônio José Pereira (Zezé), Prefeito e vice eleitos, respectivamente.

O objetivo da reunião foi dar início às atividades no território com o apoio da Prefeitura Municipal de Quirinópolis em parceria com as instituições de ensino.

Dentre as atividades que ficaram acertadas destacamos uma palestra do professor Adriano Carvalho Costa, que será realizada dia 30/11/2016, cujo tema será Melhoramento Genético de Peixes, foi definido também, que haverá um evento denominado DIA DO PEIXE, que contará com palestras e minicursos na área de aquicultura, tendo como data prevista os dias 7 e 8 de abril de 2017.

A piscicultura enquanto atividade econômica pode ser uma alternativa de geração de renda para o agricultor, desde que seja adequadamente planejada quanto ao local, a tecnologia, os métodos, a espécie e ao ambiente ocupado para que não tenha impacto ambiental. Entretanto, o maior benefício é proporcionar um alimento de excelência nutricional e de fácil digestão, contribuindo para o surgimento de uma geração mais saudável.

Outros subprojetos estão se consolidando e diversas ações do grupo de pesquisa já foram planejadas para os próximos meses.

curta nossa fanpage