Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Dante Henrique Moura do IFRN abre Diálogos Proeja: movimento e identidade

Dante Henrique Moura do IFRN abre Diálogos Proeja: movimento e identidade

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 19h15 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 19h21 | Acessos: 1426

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Dante Moura, é um dos nomes mais respeitados no Brasil em se tratando de políticas públicas para o ensino profissional.

Dante Moura falou a alunos e professores do Proeja e a técnicos administrativos que atuam na modalidade. O tema central de sua palestra foi  "Proeja no Brasil hoje" - realidade que ele apresenta com preocupação, já que a modalidade não tem ficado imune às políticas educacionais equivocadas vindas de governos anteriores e agravadas pelo atual governo.

No decorrer de sua apresentação, o professor discorreu sobre assuntos atuais e polêmicas que  envolvem as políticas educacionais de um modo geral. Preocupam o professor as medidas propostas pelo governo que diminuem investimentos na educação, assim como a reforma do Ensino Médio e o discurso trazido pela Escola sem Partido. "O ser humano é por natureza um ser essencialmente político, no entanto, esse discurso da neutralidade é uma falácia", pontuou.

Dante Moura valoriza a formação do homem integral e não apenas a formação de indivíduos preparados para o mercado de trabalho. Para ele, um passo importante para que isso se torne realidade deve ser dado pelo próprio professor. "O primeiro passo para a formação geral é a nossa própria convicção. Não dá pra isolar a técnica, a didática e a metodologia da concepção que se tem".

Ao final de sua palestra, Dante Moura respondeu a questionamentos de professores e alunos.

Na noite desta quinta estarão acontecendo 11 oficinas sobre assuntos variados. O evento termina nesta sexta-feira com palestra da professora Maria Emília de Castro Rodrigues da UFG, que debaterá o tema: A prática pedagógica do professor do Proeja: princípios, desafios e proposições. Em seguida haverá uma mesa de debates sobre Proeja: movimento e identidade, da qual farão parte os coordenadores de Proeja dos campi do IF Goiano.

A iniciativa do Diálogos Projeto é do grupo de pesquisa que compõe o projeto Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais que conta com o fomento do Observatório da Educação - OBEDUC/CAPES. Esse grupo é formado de professores e técnicos administrativos do IF Goiano e da UFG.

Veja fotos

curta nossa fanpage