Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Fortalecimento da Juventude Rural: aulas terão início em 21 de julho

Fortalecimento da Juventude Rural: aulas terão início em 21 de julho

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2015, 18h27 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2015, 09h54 | Acessos: 974

Orçada em aproximadamente R$ 980 mil, a iniciativa tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos, oriundos de assentamentos para reforma agrária ou de comunidades quilombolas, além de pequenos produtores que praticam a agricultura familiar.

Programa financiado pelo governo federal, por meio da Chamada Pública 19/2014 MCTI/MDA-INCRA/CNPq, o Fortalecimento da Juventude Rural irá oferecer no Câmpus Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) o curso técnico em Agropecuária na modalidade da pedagogia da alternância.

Coordenador-geral do projeto, o professor José Weselli de Sá Andrade explica que as atividades terão duração de 24 meses, sendo divididas em cinco módulos. “Teremos dois módulos agora em 2015 e os outros três no próximo ano. Todos estes módulos terão um Tempo Escola (TE) de cerca de 35 dias que será ministrado com aulas presenciais aqui no nosso câmpus e um Tempo Comunidade (TC), que consiste em um período de aproximadamente 60 dias no qual os alunos irão para as suas localidades de origem desenvolver as atividades repassadas pelos seus professores”, revela o diretor de Extensão do Câmpus Rio Verde, acrescentando que o início do primeiro módulo será no próximo dia 21 de julho, sendo que os cursistas deverão chegar ao câmpus já no dia 20 para se instalarem nos alojamentos.

A coordenação-pedagógica do Fortalecimento da Juventude Rural está a cargo do professor Rogério Antônio Mauro, que atua na Pró-Reitoria de Extensão do IF Goiano (Proex). Também estão na equipe de coordenação do curso membros de movimentos sociais e de entidades representativas dos trabalhadores rurais, tais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado de Goiás (Fetraf-GO), o Movimento Camponês Popular (MCP) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-GO) .

Assessoria de Comunicação Social - Câmpus Rio Verde