Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Conheça o Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Conheça o Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 12 de Março de 2017, 21h21 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 18h58 | Acessos: 6669

O Campus Rio Verde é uma instituição cinquentenária. A comemoração do seu Jubileu de Ouro iniciou-se em 2016 e se encerrará no mês de junho de 2017, quando serão completados os cinquenta anos desde a sua fundação em junho de 1967, como o antigo Ginásio Agrícola.

imagem sem descrição.

A instituição está localizada em uma das regiões mais pujantes do País, em que a produção, o processamento e a inovação tecnológica para a cadeia do alimento saudável e sustentável é uma importante referência nacional para a produção de alimentos. O município está entre os 10 do Brasil, com até 500 mil habitantes, com o maior índice de crescimento.

A unidade de ensino profissional é referência na oferta de cursos verticalizados em diversas áreas. É uma das poucas instituições de ensino do País e na Rede Federal Tecnológica a única, que oferece formação desde o curso técnico, graduação, mestrado e doutorado como ocorre nas áreas da agronomia e ciências biológicas, por exemplo.

Os cursos do campus se organizam em diversos níveis de ensino, com pluralidade curricular e integração da formação geral e formação profissional, sendo:

Cursos técnicos: destinados a ministrar educação profissional técnica em Administração, Agropecuária, Alimentos, Biotecnologia, Contabilidade, Informática, Química, Segurança no trabalho. Desenvolve ainda a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), integrada aos cursos técnicos de Administração e Edificações.

Cursos técnicos EAD: Serviços Públicos, Segurança do Trabalho, Secretariado, Meio Ambiente, Logística, Informática para Internet, Finanças, Eventos, Administração e Açúcar e Álcool. 

Cursos superiores: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Bacharelados em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Química. Licenciaturas em Química e em Ciências Biológicas.

Cursos de Pós-Graduação: objetivam-se o aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico, contribuir na elevação da competência técnica, pedagógica, ética e científica por meio do desenvolvimento de pesquisas com caráter sobretudo aplicado. Nesse sentido, o campus oferece sete cursos de mestrado e dois de doutorado sendo, mestrados em: Agroquímica, Ciências Agrárias – Agronomia, Zootecnia, Tecnologia de Alimentos, Biodiversidade e Conservação, Engenharia Aplicada e Sustentabilidade, Bioenergia e Grãos e ainda, Doutorado em Ciências Agrárias – Agronomia e Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, esse último em rede com mais 9 instituições.

Extensão

Além dos cursos técnicos, graduação, mestrado e doutorado o Campus desenvolve diversas outras atividades na área da extensão como cursos de formação não continuada, projetos de assentamentos rurais, projetos de incentivo ao esporte e à formação escolar com crianças carentes, entre outros.

Alunos

Atualmente, o número de alunos do campus, considerando desde aqueles matriculados nos cursos EAD, técnicos ao doutorado, totaliza 4.419 estudantes. O campus conta com o total de 105 técnicos administrativos e 128 docentes. A relação aluno/professor é de 27,6 considerada elevada considerando o que é proposto para Rede Federal Tecnológica.

Servidores

O Campus Rio Verde conta com professores e técnicos administrativos altamente qualificados. O quadro docente é composto de 110 doutores e doutorandos, 16 mestres e 2 especialistas. Já o quadro de técnicos administrativos é formado de 3 doutores e doutorandos, 29 mestres e mestrandos e 47 especialistas.

Infraestrutura

O ano de 2017 representa um novo marco em toda a história do campus, isso porque a antiga infraestrutura, cinquentenária e implantada para atender inicialmente um curso técnico em agropecuária terá uma ampliação como nunca ocorrida nesses cinquenta anos. Serão mais de 31 mil m2 de obras novas que serão inauguradas, impondo uma nova dinâmica no funcionamento do campus e no atendimento aos seus mais de 4 mil alunos e à comunidade do Sudoeste-Goiano.

Entre as 12 obras que serão inauguradas, estão incluídos os Blocos das Engenharias 01 e 02, Bloco da Agroquímica, a Nova Biblioteca e o novo Portal do Campus, cuja imponência tem sido destaque nos noticiários locais, que reforçam a importância da Instituição e dos investimentos na educação pública na região.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage

Fim do conteúdo da página