Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Ministro da Educação inaugura obras no Campus Rio Verde

Ministro da Educação inaugura obras no Campus Rio Verde

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 20h25 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 19h12 | Acessos: 2408

Mendonça Filho esteve acompanhado de representantes da Setec/MEC, senadores, deputados federais e estaduais e lideranças políticas de Goiás e de Rio Verde.

imagem sem descrição.

Após o descerramento da placa inaugural que simbolizava a entrega das 12 construções, o ministro falou do compromisso que fez junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assim que assumiu a pasta, que foi dar andamento às obras que estavam paradas ou seguindo em ritmo lento. Na oportunidade, disse estar satisfeito em inaugurar obras tão importantes em um Instituto Federal que tem compromisso com o desenvolvimento do País. Mendonça Filho relatou ter se impressionado com Rio Verde, onde esteve pela primeira vez, “uma cidade próspera, humana e de um povo receptivo”.

As autoridades e todo o público presentes foram acolhidos pelo diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, e pelo reitor do Instituto Federal Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, que ressaltou a importância do IF Goiano para Goiás, uma vez que tem campi espalhados por várias regiões do Estado. Sobre o Campus Rio Verde mencionou a consolidação na oferta de cursos verticalizados, que já é referência em todo o País e lembrou dos cinquenta anos da instituição a serem completados em junho deste ano. Agradeceu ao deputado federal Heuler Cruvinel pela emenda parlamentar destinada ao campus e disse contar com o apoio da Setec/MEC para que a instituição possa continuar se expandindo.

O deputado Heuler, por sua vez, ressaltou a importância de investimentos em educação e cultura e disse que isso só é possível com parcerias. Aproveitou o momento para pedir ao MEC, na pessoa do ministro, para fornecer recursos ao Polo de Inovação do IF Goiano e investimentos para implantação do curso de Medicina Veterinária. Citou também a atenção dada às demandas da Educação do Estado pela Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), professora Raquel Teixeira, presente no evento representando o governador Marconi Perillo. Por fim, disse que desde o início do primeiro mandato quis uma universidade pública no município, mas que sempre fora lembrado de que o município tem o Instituto Federal e que por isso, fez questão de auxiliar a instituição com uma verba parlamentar anual.

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, aproveitou para pedir ao ministro um valor de 10 milhões de reais para criação do Centro de Excelência para Produção de Agricultura Sustentável, uma plataforma de integração entre ciência, natureza e desenvolvimento socioeconômico.  Finalizou dizendo que “a educação é o único caminho que nos tira das trevas” em referência ao apoio do governo para com a expansão do IF Goiano.

Presente no evento, o senador Ronaldo Caiado elogiou Mendonça Filho por abraçar as mudanças no Ensino Médio, que ele chama de “revolução do Ensino Médio”. Enalteceu a oferta de cursos de mestrado e doutorado no Campus Rio Verde, que continuam qualificando jovens que saem das faculdades. Sobre a cidade, disse ser um grande celeiro de produção de alimentos e assumiu o compromisso de repassar recursos reivindicados pelo prefeito Paulo do Vale a fim de fortalecer ainda mais o município. A senadora Lúcia Vânia também esteve presente e congratulou a todos os envolvidos no processo de expansão do campus.

Acompanhava a comitiva do ministro, Eline Neves do Nascimento, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Setec/MEC. O ex-prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, prestigiou o evento ao lado do deputado estadual Lissauer Vieira e de vereadores do município. O público era composto de servidores de vários campi do IF Goiano, representantes de Centros Acadêmicos de cursos e pessoas de vários segmentos da sociedade local.

Após a solenidade, Mendonça Filho percorreu laboratórios do Prédio da Agroquímica. Em cada um deles, professores e alunos apresentaram equipamentos e fizeram demonstrações. Seu último compromisso no IF Goiano foi ao lado de meninos da Escolinha de Futebol Bom de Nota, Bom de Bola, que o presentearam com uma camisa do projeto.

Obras inauguradas:

Biblioteca Central, Bloco das Engenharias I, Bloco das Engenharias II, Bloco de Laboratórios de Agroquímica, Fábrica de Ração Experimental, Laboratório de Cultura em Tecidos, Laboratório de Irrigação e Hidráulica, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Pós-Colheita de Grãos, Pavimentação, Portal de acesso ao campus e Setor de Transportes. O valor das construções passa de 14 milhões de reais.

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage