Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Licenciandos visitam Espaço Cultural Vila Esperança

Licenciandos visitam Espaço Cultural Vila Esperança

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 14h36 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 17h42 | Acessos: 625

Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas conhecem práticas pedagógicas voltadas à diversidade em instituição de ensino básico da Cidade de Goiás.

O grupo esteve acompanhado das professoras Rosenilde Paniago e Patrícia Gouvêa.  Além dos estudantes de Química e Ciências Biológicas, bolsistas do projeto de extensão “Relações étnico-raciais e educação: refletindo conceitos e experiências do cotidiano na escola” também estiveram presentes. Além de conhecer a instituição, os alunos participaram de diversas oficinas, dentre elas, sobre elementos da cultura africana. Também puderam conhecer o modo de vida dos habitantes que deram origem ao povo goiano e brasileiro.

Espaço Cultural Vila Esperança é uma associação sem fins lucrativos, nascida em 19 de julho de 1994, desenvolve um trabalho educativo, cultural e artístico, direcionado principalmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, na valorização das origens (africanas e indígenas) do povo brasileiro. Em meio a uma vegetação exuberante, encontram-se espaços como o Jardim das Formas, o Parque, O Caminho Inca, o Quilombo, o Memorial Indígena, a Brinquedoteca e a Praça Maria Fux.

Não existem apenas as construções, mas em cada espaço destaca-se o cuidado com os detalhes, que reforça a proposta pedagógica. Local de profundo respeito humano e ao ambiente, Vila Esperança destaca-se também pela promoção de atividades pedagógicas que estimulam o exercício da cidadania no seu cotidiano, como brinquedoteca, informática, filosofia e dançaterapia.

O projeto trabalha com o diferente: diferentes culturas, diferentes pessoas, diferentes propostas. Os resultados surgem na formação de adolescentes participativos e críticos, que interagem com as dificuldades do mundo como um desafio, algo novo a ser conhecido e superado. (Informações: www.vilaesperanca.org)

Setor de Comunicação Social e Eventos