Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pedagogia da Alternância: emoção em dia de formatura de técnicos em agropecuária
Início do conteúdo da página

Pedagogia da Alternância: emoção em dia de formatura de técnicos em agropecuária

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 17h37 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 17h33 | Acessos: 1780

Campus Rio Verde forma 20 Técnicos em Agropecuária na modalidade Pedagogia da Alternância. Cerimônia de entrega simbólica de certificados ocorreu nesta terça, dia 30.

A entrega simbólica de certificados aos concluintes do curso Técnico em Agropecuária - modalidade Pedagogia da Alternância, reuniu amigos e familiares dos formandos, além de professores do campus e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento Camponês Popular (MCP).  Também presentes, o pró-reitor de administração e planejamento do IF Goiano, professor Claudecir Gonçales – representando o reitor, professor Vicente Pereira de Almeida - e o pró-reitor de extensão, professor Sebastião Rosa Nunes. Os convidados foram recepcionados pelo diretor de extensão do Campus Rio Verde, professor José Wéselli de Sá Andrade.

Os alunos, oriundos de vários municípios goianos e de cidades do interior do Piauí, foram formados por meio de uma grande parceria entre o IF Goiano e os movimentos sociais do campo (MST, MCT e Quilombolas), além do Pronera/Incra. Juntos, executaram o projeto “Formação profissional e mobilização comunitária da juventude camponesa goiana”, financiado pelo CNPq.

As atividades tiveram início em meados de 2015 e, desde então, os jovens vindos de comunidades quilombolas, de acampamentos e assentamentos e também de famílias de pequenos agricultores, fizeram uma espécie de revezamento entre as dependências do Campus Rio Verde e suas comunidades, onde aplicavam, na prática os conteúdos apreendidos no campus – uma rotina que durou quase 2 anos. Uma iniciativa possível, graças ao engajamento de diversos professores do campus e também dos parceiros das entidades envolvidas.

Solenidade de formatura

A atmosfera solene da cerimônia de formatura foi quebrada em alguns momentos, devido a emoção de formandos e convidados, dentre eles, o professor Sebastião Rosa que se emocionou ao falar que não existe diferença entre aquele que se forma em um curso técnico e aquele se forma em um curso de doutorado. Também emocionado, o professor Claudecir falou da alegria de um pai ao ver seu filho ser diplomado. Outro que quebrou o protocolo foi o juramentista Júlio César Rodrigues de Castro, que preferiu fazer o juramento levantando o braço esquerdo (normalmente, usa-se levantar o braço direito), gesto que foi acompanhado por todos os formandos. Ao serem questionados, posteriormente, disseram: “Nós podemos fazer diferente”.  

A oradora da turma, Luciana dos Santos Silva, iniciou seu discurso fazendo um protesto contra o atual momento político brasileiro. Em seguida, agradeceu a todos que contribuíram com sua formação e a de seus colegas, referindo-se, especialmente, ao professor José Wéselli, que segundo ela, foi um grande incentivador do grupo e de suas causas. Ao final de sua fala, voltou a fazer um novo protesto, desta vez, acompanhada de todos os formandos.  

Fizeram uso da palavra, os representantes do INCRA, Nádia Maria Dal Molin; do MST, Gilvan Rodrigues; do MCP, Dennis Lucas Gonçalves e da prefeitura de Flores de Goiás (uma das cidades atendidas pelo projeto), Dalma Rodrigues. Também falaram aos presentes, a coordenadora pedagógica do curso, professora Leniany Patrícia Moreira; a professora homenageada pela turma, Fabiana Ramos; o professor José Wéselli e os pró-reitores de administração e planejamento do IF Goiano, professor Claudecir Gonçalves e de extensão, professor Sebastião Rosa. Em seus discursos, uma unanimidade: a importância da realização de projetos dessa natureza, que além de formar profissionais, desperta para o exercício da cidadania e para o compromisso de transformação social.

 

 Novos Técnicos em Agropecuária:

Adriany Rodrigues Pereira

Assentamento Chico Mendes – Nova Crixás - GO

Ainoã Mendes da Silva

Projeto de Assentamento Bela Vista – Flores de Goiás

Antonio Luiz R. Junior

Assentamento Canudos – Palmeiras de Goiás

Alecsander Inácio Mariano

Projeto de Assentamento Dom Tomaz Balduíno – Corumbá de Goiás

Daiane de Sousa Próspero

Sítio Mocós – Avelino Lopes - PI

Clésio Gouveia de Morais Júnior

Assentamento Oziel Alves – Baliza - GO

Ellen Katiúscia S. de Sousa

Projeto de Assentamento Santa Clara – Flores de Goiás

Erik Souza Franca

Acampamento Padre Josimo – Jataí - GO

Eslaine Sardinha de Freitas

Assentamento Dom Roriz – Minaçu - GO

Fábio Araujo Lopes

Angical – Julio Borges PI

Gefferson José de Santana

Buritinópolis - GO

Julio Cesar R. de Castro

Projeto de Assentamento Pratinha – Chapadão do Céu - GO

Junior José dos Passos

Fazenda Jatobá – Divinópolis de Goiás

Leandro Pereira Gomes

Projeto de Assentamento São Vicente – Flores de Goiás

Luciana dos Santos Silva

Assentamento Pequena Vanessa – Bom Jardim - GO

Natanael da Silva Silveira

Acampamento D. Tomaz Balduino – Corumbá de Goiás

Rosinaldo José dos Passos

Divinópolis de Goiás

Raul Inácio Mariano

Projeto de Assentamento D. Tomaz Balduino – Corumbá de Goiás

Samuel Neves Serafim

Fazenda Paraíso – Rio Verde - GO

Weric Estanislau Santos

Fazenda Santa Barbara – Flores de Goiás

 

Veja as fotos

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage

Fim do conteúdo da página